Ciência e TecnologiaCuriosidades

Conheça essa nova forma de criar asfalto a partir do plástico

0

Com certeza, você já deve ter ouvido algo sobre os problemas com o plástico. É um problema mundial, não só o plástico, mas a poluição em si. Infelizmente, os mares estão cheios de resíduos plásticos que não são descartados de forma correta. De acordo com a National Geographic Society, são mais de 9 milhões de toneladas de plásticas que vão parar no mar, anualmente. Um número exorbitante, de fato. E é por isso que empresas preocupadas com isso têm buscado formas de reutilizar esses resíduos. Entre as inovações esta essa nova forma de criar asfalto a partir do plástico.

Conheça mais sobre os impactos que o descarte incorreto do plástico tem causado e as inovações para tentar solucionar o problema.

Os riscos do plástico

Milhares de animais morrem anualmente após ingerir plástico indevidamente descartado. Você, com certeza, já deve ter visto alguma matéria sobre uma tartaruga ou baleia que foi encontrada morta e com o estômago cheio de plástico. Isso acontece a todo momento, no mundo todo. Acontece que esses pequenos resíduos de plástico são entendidos como alimento pelos animais. Eles acabam confundindo o lixo com comida, e isso os leva à morte. Além disso, alguns desses materiais plásticos reagem com o H2O e acabam liberando substâncias que envenenam as águas, o que também causa a morte desses animais marinhos.

A poluição das águas é um problema mundial, mas alguns países são mais problemáticos quando o assunto é o descarte de plástico. China, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Vietnã são os que despejam mais resíduos plásticos no oceano.

Buscando formas de reutilizar o plástico

Como já mencionamos outras vezes, esse é um problema mundial. É por isso que várias empresas e pessoas têm se mobilizado para combater o problema. É por isso que a empresa Dow Chemical se uniu a um dos países que mais descartam resíduos, a Indonésia, para testar uma ideia de criar asfalto a partir do plástico. A Indonésia tem o objetivo de diminuir a quantidade de lixo que é despejada no mar em 20%. O objetivo é fazer isso até o ano de 2025.

Além de o asfalto produzido cooperar para o meio ambiente, já que é uma forma de reutilizar o plástico. O resultado da mistura de asfalto e plástico é mais durável e resistente. O asfalto foi testado em uma cidade indonésia. Foram 1,8 quilômetros de estrada construída com o asfalto. Nesse trajeto foi reutilizado mais de 3,5 toneladas de plástico. Depois de dois meses de testes descobriram que a estrada havia ficado mais solida e estáveis que as tradicionais.

A empresa acredita que esse tipo de asfalto possa durar até 50 anos. Muito mais do que o dobro da vida útil das estradas tradicionais, que é de 16 anos. Além disso, por ser mais resistente, a ocorrência de buracos também deve diminuir nesse tipo de estrada.

E não pense que essa é a única iniciativa da empresa. Eles também promovem um evento anual no qual cada participante deve recolher ao menos 4 quilos de lixo, que é a média do que cada habitante do mundo produz anualmente. O objetivo deles é cooperar para a melhora do descarte de lixo e também para a boa reutilização daqueles que já foram descartados.

Novo filme da Netflix é a mistura de Bird Box e Um Lugar Silencioso

Matéria anterior

Ustasha, a organização terrorista que foi tão terrível quanto o nazismo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos