• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Ustasha, a organização terrorista que foi tão terrível quanto o nazismo

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      17/04/19 às 14h10

A história do mundo guarda diversos eventos que chocaram todo o mundo. Se olharmos para o passado, deparamo-nos com coisas como a Primeira Guerra Mundial, responsável por grande destruição geográfica e humana. O naufrágio do Titanic, a queda das Torres Gêmeas são outros exemplos. A Segunda Guerra Mundial não fica atrás e também marcou a nossa história. Esse período marcou a humanidade de várias formas, incluindo o nazismo, movimento liderado por Adolf Hitler. O movimento nazista foi extremista e resultou na morte de mais de 6 milhões de judeus pela Europa. A Alemanha nazista caçava e capturava qualquer pessoa que fugia dos padrões dos "arianos". No entanto, existiu outra organização quase tão ou ainda mais medonha do que o nazismo, a Ustasha.

Você já ouviu falar alguma vez da Ustasha? É um assunto bastante complexo de falar, visto que trata-se de uma organização terrorista croata. Eles compactuavam do racismo religioso e do nacionalismo. Pensamos um pouco sobre isso e resolvemos trazer para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos coletou algumas informações sobre a Ustasha, organização terrorista que foi tão terrível quanto o nazismo. Confira conosco a seguir e compartilhe desde já com seus amigos.

Ustasha

Também conhecida como Ustase, Ustasha foi um partido de extrema-direita fundado em 1929. O partido defendia a criação de um Estado Independente da Croácia. Quando a Segunda Guerra Mundial foi iniciada, o partido tomou o poder a partir de uma aliança com os invasores nazistas e iniciou um período de violência extrema na região da antiga Iugoslávia. O movimento Ustasha promoveu uma forte perseguição aos sérvios ortodoxos, judeus e ciganos. Enviaram diversas dessas pessoas para campos de concentração, onde eles foram assassinados.

Surgimento e ideologia do Ustasha

Eles surgiram no século XIX, a partir do nacionalismo extremo na Croácia. Ganhou mais força após o fim da Primeira Guerra Mundial, e o seu principal objetivo era a emancipação da Croácia. Isso quer dizer que gostariam de separar a Iugoslávia e formar um Estado croata independente. O Ustasha defendia a formação dessa Croácia independente através de ações violentas, como atos terroristas e luta armada direta. Esse era o partido que alegava que os meios constitucionais haviam falhado em conquistar a independência.

Com o uso da violência, visavam atingir, principalmente, os sérvios ortodoxos. Esses concentravam o poder no Reino da Iugoslávia. O Ustasha ainda possuía, em sua ideologia, elementos originários do fascismo italiano e do nazismo alemão. Outras coisas que podem ser agregadas à ideologia Ustasha são: chauvinismo, xenofobia, glorificação da violência e desprezo pela democracia liberal. Ante Pavelic era o líder do partido e era chamado pelos membros de Poglavnik. O termo seria correspondente em croata para "Fuhrer", usado pelos nazistas.

A fundação do partido aconteceu, de fato, em 1930, com a atuação do grupo concentrada na Itália. Isso porque na Iugoslávia, ele sofria perseguição política. O partido teve apoio de muitos croatas que se dividiam pela Europa. Na Croácia, recebeu apoio principalmente dos camponeses.

Como o Ustasha assumiu o poder na Croácia

O partido ascendeu ao poder a partir da invasão da Iugoslávia pelos nazistas, em 1941. Isso aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. A invasão levou à destituição de Pedro II, rei da Iugoslávia. Após várias negociações entre Alemanha, Itália e Ante Pavelic, o Ustasha subiu ao poder. Os nazistas ocuparam a região e, juntos com os italianos, realizaram uma grande divisão territorial do país. Para assumir o poder, o líder Pavelic teve que aceitar que parte do território fosse ocupado por alemães, italianos e húngaros.

Além disso, os croatas precisaram aceitar a nomeação do Duque de Spoleto como Rei da Croácia. Assim submeteria às interferências dos alemães, mesmo na região, que era diretamente controlada pelo Ustasha. Assim se criou o Estado Independente da Croácia. O Estado fantoche controlado pelo Ustasha existiu até ser derrotado pelos Partisans, em 1945. Durante o período em que esteve no poder, promoveu um enorme terror na região. O Ustasha matou milhares de sérvios ortodoxos, judeus e ciganos.

E aí, você conhecia esse partido? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Brasil Escola     Super Curioso  
Imagens Total Croatia
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+