CuriosidadesHistória

Ustasha, a organização terrorista que foi tão terrível quanto o nazismo

0

A história do mundo guarda diversos eventos que chocaram todo o mundo. Se olharmos para o passado, deparamo-nos com coisas como a Primeira Guerra Mundial, responsável por grande destruição geográfica e humana. O naufrágio do Titanic, a queda das Torres Gêmeas são outros exemplos. A Segunda Guerra Mundial não fica atrás e também marcou a nossa história. Esse período marcou a humanidade de várias formas, incluindo o nazismo, movimento liderado por Adolf Hitler. O movimento nazista foi extremista e resultou na morte de mais de 6 milhões de judeus pela Europa. A Alemanha nazista caçava e capturava qualquer pessoa que fugia dos padrões dos “arianos”. No entanto, existiu outra organização quase tão ou ainda mais medonha do que o nazismo, a Ustasha.

Você já ouviu falar alguma vez da Ustasha? É um assunto bastante complexo de falar, visto que trata-se de uma organização terrorista croata. Eles compactuavam do racismo religioso e do nacionalismo. Pensamos um pouco sobre isso e resolvemos trazer para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos coletou algumas informações sobre a Ustasha, organização terrorista que foi tão terrível quanto o nazismo. Confira conosco a seguir e compartilhe desde já com seus amigos.

Ustasha

Também conhecida como Ustase, Ustasha foi um partido de extrema-direita fundado em 1929. O partido defendia a criação de um Estado Independente da Croácia. Quando a Segunda Guerra Mundial foi iniciada, o partido tomou o poder a partir de uma aliança com os invasores nazistas e iniciou um período de violência extrema na região da antiga Iugoslávia. O movimento Ustasha promoveu uma forte perseguição aos sérvios ortodoxos, judeus e ciganos. Enviaram diversas dessas pessoas para campos de concentração, onde eles foram assassinados.

Surgimento e ideologia do Ustasha

Eles surgiram no século XIX, a partir do nacionalismo extremo na Croácia. Ganhou mais força após o fim da Primeira Guerra Mundial, e o seu principal objetivo era a emancipação da Croácia. Isso quer dizer que gostariam de separar a Iugoslávia e formar um Estado croata independente. O Ustasha defendia a formação dessa Croácia independente através de ações violentas, como atos terroristas e luta armada direta. Esse era o partido que alegava que os meios constitucionais haviam falhado em conquistar a independência.

Com o uso da violência, visavam atingir, principalmente, os sérvios ortodoxos. Esses concentravam o poder no Reino da Iugoslávia. O Ustasha ainda possuía, em sua ideologia, elementos originários do fascismo italiano e do nazismo alemão. Outras coisas que podem ser agregadas à ideologia Ustasha são: chauvinismo, xenofobia, glorificação da violência e desprezo pela democracia liberal. Ante Pavelic era o líder do partido e era chamado pelos membros de Poglavnik. O termo seria correspondente em croata para “Fuhrer”, usado pelos nazistas.

A fundação do partido aconteceu, de fato, em 1930, com a atuação do grupo concentrada na Itália. Isso porque na Iugoslávia, ele sofria perseguição política. O partido teve apoio de muitos croatas que se dividiam pela Europa. Na Croácia, recebeu apoio principalmente dos camponeses.

Como o Ustasha assumiu o poder na Croácia

O partido ascendeu ao poder a partir da invasão da Iugoslávia pelos nazistas, em 1941. Isso aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. A invasão levou à destituição de Pedro II, rei da Iugoslávia. Após várias negociações entre Alemanha, Itália e Ante Pavelic, o Ustasha subiu ao poder. Os nazistas ocuparam a região e, juntos com os italianos, realizaram uma grande divisão territorial do país. Para assumir o poder, o líder Pavelic teve que aceitar que parte do território fosse ocupado por alemães, italianos e húngaros.

Além disso, os croatas precisaram aceitar a nomeação do Duque de Spoleto como Rei da Croácia. Assim submeteria às interferências dos alemães, mesmo na região, que era diretamente controlada pelo Ustasha. Assim se criou o Estado Independente da Croácia. O Estado fantoche controlado pelo Ustasha existiu até ser derrotado pelos Partisans, em 1945. Durante o período em que esteve no poder, promoveu um enorme terror na região. O Ustasha matou milhares de sérvios ortodoxos, judeus e ciganos.

E aí, você conhecia esse partido? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Conheça essa nova forma de criar asfalto a partir do plástico

Artigo anterior

O que 7 bilionários faziam antes de se tornarem ricos?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido