• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça a Heaven's Gate, a "religião OVNI" que motivou o suicídio de 39 pessoas ao mesmo tempo

POR Isabela Ferreira    EM Mistérios & Horror      09/04/18 às 16h46

Até onde você iria em nome de sua fé? Seria capaz de cometer algum ato considerado socialmente extremo, apenas para afirmar suas crenças? Nós aqui da Fatos já tratamos sobre assuntos com tal temática. Provavelmente você já deve ter escutado falar sobre Jim Jones, o fundador de uma seita chamada Templo Popular e que levou ao suicídio coletivo e matança de mais de 900 pessoas. Caso não conheça essa bizarra história envolta de tragédias, pode saber um pouquinho mais clicando aqui.

Embora pareça estranho, casos assim são mais comuns do que imaginamos. Jim Jones não foi o único que levou um grupo a cometer suicídio em nome de sua fé no desconhecido. Já ouviu falar no Heaven's Gate? Em tradução livre, o nome significa "Portões para o Paraíso". Esta foi uma espécie de religião OVNI, que tinha Marshall Applewhite Bonnie Nettles como líderes... Que acabou por dar fim às vidas de 39 pessoas, membros da seita.

Vida e descoberta

Marshall era filho de um pregador que vivia no Texas. Até certo ponto, levou uma vida como a de qualquer outro jovem: entrou para o exército, se casou, teve dois filhos e foi professor universitário. Mas as coisas começaram a tomar um rumo completamente diferente após ele desenvolver um colapso nervoso. Após o fato, ele acreditava cegamente que era um profeta enviado para cumprir na Terra sua missão.

Foi no ano de 1972 que ele encontrou seu primeiro acólito... Enquanto estava trancafiado em um hospício de Houston (sim, a família o considerava um louco). Por lá, ele se deparou com Bonnie Lu Nettles, uma enfermeira psiquiátrica que acabou se convencendo de que os dois eram nada menos que "testemunhas bíblicas" escolhidas para "servir como emissários terrestres do todo-poderoso".

Desde então, partiram para uma suposta missão divina, onde discorreram sobre suas crenças extravagantes na divindade, em conjunto com a crença de que os alienígenas também estavam por trás da construção da humanidade. Eles alegavam que, um dia, um OVNI desceria até o planeta e levaria os crentes para um lugar exaltado. Dessa forma, conseguiram reunir cerca de 200 fiéis que se dispuseram a abdicar de sexo, drogas e tabagismo. Homens e mulheres usavam roupas folgadas e cabelos curtos. Alguns membros chegaram a se submeter à castração, como prova de fidelidade.

A seita tinha certo reconhecimento pela mídia e atraía olhares. Mas as coisas ficaram realmente sérias assim que Bonnie morreu após sofrer um câncer, no ano de 1985. Marshall decidiu que começaria as preparações para o "dia do juízo final".

Vídeos

No ano de 1995, o líder do Heaven's Gate ficou fascinado pela descoberta de um novo cometa que se estendia pela Via Láctea... Era o cometa Hale-Bopp. Depois de alguns meses, o homem informou aos membros de sua seita que o momento havia chegado... Finalmente eles seriam recolhidos pelo grande OVNI. Eles acreditavam que a Terra sofreria novamente algo semelhante a um dilúvio, que serviria para "limpar" a impureza da humanidade. Em seguida, Marshall alugou a mansão do Rancho Santa Fe, para que tudo saísse conforme o planejado.

Em 21 de março de 1997, Marshall realizou a última ceia para seu grupo... No mesmo dia em que a cauda do cometa brilhava nos céus, durante a noite de sua aproximação da Terra. O mundo foi alertado por meio de vídeos, sobre o que estaria prestes a acontecer. Participantes do grupo enviaram depoimentos gravados para um ex-membro que chegou a visitar a mansão. Diziam que os discípulos estavam "saindo de seus valores humanos e se dirigindo para uma nave espacial pilotada por extraterrestres que sobrevoavam o azul do cometa Hale-Bopp". Assim que saiu do lugar, o homem foi correndo ligar para a polícia e bombeiros.

O suicídio coletivo

suicídio

Assim que as autoridades chegaram na mansão, encontraram uma cena absurdamente estranha. Curiosamente, cada pessoa estava deitada em sua cama, vestindo calças pretas de moletom, túnicas pretas de botões e tênis da Nike. Também estavam cobertos por um tecido roxo. Como se não bastasse, todos eles também tinham exatamente 5,75 dólares em um dos bolsos. Ainda carregavam a seguinte frase em um dos braços: "Equipe de desembarque Heaven's Gate". Sim, eles haviam cometido suicídio coletivo.

Acreditavam que esta era a única forma de "sobreviver" ao desastre que estaria por vir. Para eles, apenas tal ato poderia garantir-lhes a salvação. Assim, os 39 membros presentes na mansão acabaram cometendo suicídio. "Estamos prestes a voltar para onde viemos. Eu posso levar você para o nível do reino acima do humano. Isso não pode acontecer a menos que você deixe o mundo em que você está. Venha e me siga. O tempo é curto. É a última chance"... Disse Marshall para uma câmera.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam esse estranho suicídio coletivo? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+