• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o assustador som dos planetas e astros do nosso sistema solar

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      06/11/18 às 13h54

O som não se propaga no espaço, isso é fato. Entretanto, isso não quer dizer que as coisas que estão no espaço não emitam som. Muito pelo contrário, todos esses astros têm sim sons característicos, no entanto não são audíveis por conta do espaço.

Felizmente, o advento da tecnologia nos possibilitou criar equipamentos e máquinas que são capazes de captar e "traduzir" esse som de forma que audível aos nossos ouvidos.

O som, como nós estamos habituados, se propaga através da vibração das moléculas do ar. Já o som do espaço se propaga por meio de ondas eletromagnéticas, ou seja, para conseguir ouvir é necessário um equipamento específico, um tipo de emissora de rádio gigante.

Para captar o som dos planetas, a NASA desenvolveu o que se chama de radioastronomia. Esse estudo da radiação eletromagnética emitida pelos corpos celestes ajudou inclusive na descoberta de galáxias jovens, que são muito difíceis de se ver, mas que são teoricamente fáceis de ouvir.

No vídeo acima, você vai poder conferir o som curioso e diferente de alguns planetas que habitam nosso sistema solar. Alguns deles são até um pouco assustadores, mas aparentemente não há com o que se assustar, afinal de contas são apenas sons.

Sol

Mercúrio

Vênus

Terra

Marte

Júpiter

Saturno

Urano

Netuno

Plutão

Bônus: Uma banda de sucesso

A sinfonia espacial é muito mais famosa que muitos artistas, ao menos, tem mais produções que alguns deles. O projeto Symphonies of the Planets, pensado a partir de 1970, reúne algumas das gravações realizadas pelos aparelhos da NASA, as sondas Voyager 1 e 2.

O resultado do projeto foram cinco discos com a sinfonia espacial. Apesar de um pouco assustadores, há alguns dos sons bem relaxantes e muito utilizados para um momento de descanso.

Se você ficou interessado e quer ouvir algum dos álbuns, todos eles estão disponíveis online e de forma gratuita. Você agora vai poder relaxar enquanto viaja pelo espaço, quase que literalmente.

Próxima Matéria
Via   youtube  
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+