Curiosidades

Conheça o parque do Papai Noel abandonado

0

No Rio de Janeiro, um parque chama a atenção das pessoas que passam pelo local. Isso porque, o local situado à beira da movimentada rodovia Rio-Santos, bairro da Coroa Grande, em Itaguaí, possui atrações temáticas de brinquedos comuns. O estabelecimento, que está desativado, possui uma série de Papais Noéis e muitos outros enfeites de Natal abandonados em todo o território.

No lugar das figuras do Papai Noel, que provocam uma sensação natalina aconchegante, o parque tem atualmente esculturas como renas, trenós e bengalas de açúcar. Os objetos estão enferrujados e em estado de deterioração.

O Park Albanoel possuía a temática de natal, assim como as piscinas, toboáguas e brinquedos para crianças. Hoje em dia, ele está nas listas de parques abandonados. Algumas pessoas visitam o local e publicam fotos nas redes sociais, mesmo ele estando a anos sem funcionar.

Apesar de desativado, o Park Albanoel foi muito popular no começo dos anos 2000, e recebeu diversos visitantes.

A história do parque abandonado

BBC News Brasil

Mesmo que esteja sem manutenção desde que fechou, há 16 anos, o parque era o sonho do deputado estadual Albano Reis. De acordo com a BBC, o objetivo era ajudar as pessoas com dificuldade. 

Vale lembrar que Albano era conhecido como “Papai Noel de Quintino”, porque fazia ações durante todos os natais no bairro de Quintino Bocaiúva, na Zona Norte do Rio de Janeiro, local em que ele foi criado. Ele dava brinquedos para as crianças e distribuía dinheiro para os adultos.

No final dos anos 1990, ele decidiu criar uma cidade do Papai Noel em um terreno gigante que havia adquirido no sul do estado. Em uma das suas últimas entrevistas, ele falou para a TV Alerj sobre a sua iniciativa.

“Eu tinha 18 anos e havia reservado um dinheiro para quando fosse servir no Exército, porque militar ganhava pouco. Mas não entrei e fiquei com aquele dinheiro sobrando. Decidi concretizar aquele pacto que tinha feito comigo. Resolvi manter um Natal permanente na minha vida”.

Ao lado do parque, era encontrada a Cidade Country, que tinha restaurantes e lojas com temática faroeste. O político ainda desejava criar um parque aquático, que acabou não sendo construído. O objetivo era transformar o local em algo semelhante ao Beto Carrero World.

Porém, Albano acabou falecendo no dia 18 de dezembro de 2000, em um acidente perto do parque. O criador foi atingido por um carro que invadiu o acostamento enquanto caminhava até uma pizzaria.

O fechamento do parque

Rafael Barifouse/BBC News Brasil

O parque não cobrava pela entrada e abria todos os dias para receber os visitantes. Era comum que excursões levassem famílias para se divertir no local durante os anos 2000.

Após a morte de seu fundador, aos 60 anos, o parque funcionou por mais dois anos. Porém, devido a problemas com a Justiça, a família decidiu fechar o parque oficialmente em 2006.

O Ministério Público alegou que no local havia acontecido desmatamento, por causa disso, a Justiça aplicou uma multa de R$ 10 mil para cada dia em que o parque ficasse aberto ao público.

Por causa disso, atualmente, o parque só conta com algumas estátuas de Papai Noel que foram estragadas devido ao sol e às chuvas, assim como a falta de manutenção.

Fonte: Aventuras na História, Terra

O navio sueco que afundou na primeira viagem

Matéria anterior

Curiosidades sobre o BBB que você não sabia!

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos