Mundo Animal

Curiosidades sobre os gatos siameses

0

Os gatos siameses é uma das raças mais famosas do mundo. Esses animais são conhecidos pelo corpo alongado e elegante, os olhos azuis e a pelagem acinzentada, com manchas escuras nas extremidades. 

Outra característica dos siameses é o comportamento muito carinhoso. Além disso, enquanto outras espécies de gatos costumam gostar do tempo sozinho, esses procuram ficar mais perto dos seus donos, gostando de brincar e demonstrar afeto de diversas maneiras. Por isso, muitas pessoas afirmam que o comportamento dos siameses parece mais com o de um cachorro que de um gato.

Apesar de ser difícil de explicar por qual motivo esse gatinho possui características tão diferentes, muitos especialistas apontam que elas podem ter relação com a sua origem.

A origem do gato siamês

Foto: Pixabay

A raça siamesa foi nomeada por causa de sua origem, Sião – antigo nome da Tailândia, um país localizado na Ásia. Por esse mesmo motivo, os gêmeos xifópagos costumavam ser chamados de siameses: os mais famosos, Chang e Eng Bunker, vieram do Sião. 

Voltando à história dos gatos siameses, eles foram vistos pela primeira vez por ocidentais, quando um general do país deu um gatinho de presente para o embaixador britânico, no final do século XIX. 

Conforme mais animais eram trazidos da Ásia, mais os europeus se encantavam por aquele gatinho tão diferente, com um comportamento bastante carinhoso. Por causa disso, começaram as criações de siameses na Europa, o que fez surgir o “gato siamês moderno”. 

Esse é o primeiro ponto a se destacar, pois a raça siamesa conhecida na Europa e Estados Unidos é diferente daquela que veio da Ásia. Isso porque os criadores começaram a reforçar as características originais da raça: sua cabeça triangular, o corpo esguio e longo, os olhos azuis e a pelagem com tons escuros nas extremidades.

O siamês original, o Thai e o sialata

Foto: Reprodução

Ainda nos anos de 1950, já era difícil afirmar que o siamês europeu era o mesmo que o original. Por causa disso, em todo o mundo foram feitos esforços para preservar as características do siamês “clássico”. Em 1990, os gatos foram diferenciados em duas raças: a siamesa “moderna”, com características bem reforçadas, e a clássica, nomeada como “Thai”. 

Mesmo que possuam diferenças na aparência, o comportamento carinhoso é bastante similar. Essa é uma característica marcante até nos mestiços de siamês, chamados popularmente de “sialata” – mistura de siamês com vira-lata. Assim como os originais, os sialatas têm os olhos azuis e o pelo acinzentado com manchas escuras, no entanto, o corpo e a cabeça são menos esguios.

Independente da raça, os gatinhos dessa espécie são conhecidos por serem bastante dependentes, apegados e muito carinhosos, bem diferente de outros felinos.

O animal da realeza de Sião

Foto: Reprodução

Os gatinhos siameses (ou Thai) são uma das primeiras raças de felinos domesticadas pelos humanos. Existem registros deles desde o século XIV, na Tailândia. 

Historicamente, os siameses ganharam bastante destaque na sociedade do antigo Sião: era costume local deixar esses gatos perto de pessoas que estavam morrendo. Isso porque a crença popular é que os siameses “resgatariam” a alma do inferno.

Essa espécie também se tornou a favorita entre os animais de estimação dos reis, que mantinham vários gatos juntos ao trono. Caso alguém ameaçasse o rei, os siameses pulavam para protegê-lo.

Ganhando a atenção humana há séculos, o companheirismo é uma das características essenciais para a sobrevivência dessa espécie, que passa esse comportamento para os genes dos seus sucessores.

Também pode-se destacar que os genes dos siameses são bem “fortes”, o que faz com que as suas características apareçam até nos gatos mestiços.

A origem asiática, a domesticação e a reprodução no ocidente são as principais razões para tornar os gatos siameses tão únicos.

Fonte: Mega Curioso

Atividades para exercitar seu cérebro e evitar doenças

Matéria anterior

Conheça Queimada Grande: a Ilha das Cobras

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications