Notícias

Debate entre candidatos no Reino Unido é interrompido por barulho alto no estúdio

0

Um debate no Reino Unido entre os dois candidatos que buscam entrar no espaço que Boris Johnson deixou aberto como primeiro-ministro britânico foi interrompido de maneira repentina na última terça-feira (26). O motivo teria sido um barulho estrondoso no estúdio.

O debate foi entre Rishi Sunak e Liz Truss e estava sendo apresentado pela Talk TV e pelo jornal The Sun, transmitido ao vivo. Assim, Liz Truss, a candidata que estava falando quando o barulho aconteceu, aparece visivelmente preocupada. Ela chegou a gritar “Ó meu Deus” antes da filmagem ser cortada.

Segundo a Talk TV que organizou o debate, a apresentadora Kate McCann desmaiou. McCann se recuperou, mas a equipe médica julgou ser melhor ter o debate interrompido e assim foi feito.

Um repórter do “The Sun” afirma que, segundo a News UK, houve um problema médico, mas não houve problema de segurança e os candidatos se encontram bem.

Rishi Sunak e Liz Truss disputam cargo

A disputa para preencher o espaço deixado por Boris Johnson como líder do Partido Conservador e primeiro-ministro do Reino Unido será entre o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak, e a secretária de Relações Exteriores, Liz Truss.

A decisão pelos candidatos aconteceu na quarta-feira, dia 20 de julho, quando os parlamentares do partido fizeram a quinta etapa da votação. Dessa forma, Sunack recebeu 137 votos e Truss, 113. Logo, a ministra de Comércio Internacional, Penny Mordaunt, ficou de fora da disputa, com 105 votos.

Rishi Sunak manteve a liderança na votação durante toda a primeira primeira fase do processo de eleição. Porém, uma pesquisa feita pelo YouGov, publicada pelo site de notícias Sky News, mostra que ele perderia na segunda fase, quando todos os membros do partido teriam um voto.

Essa pesquisa foi feita antes de terem definido os finalistas, sendo que apontava que Sunak perderia tanto para Liz Truss quanto para Penny Mordaunt ou Kemi Badenoch.

Assim, ambos os candidatos selecionados apresentaram propostas de políticas para impulsionar as campanhas, buscando afastar o foco das promessas de corte de impostos. Isso considerando que o Reino Unido está em um momento enfraquecido em relação à economia, deixando a população com o maior aperto financeiro das últimas décadas.

Além disso, ambos reforçaram suas credenciais de direita para ter o apoio dos membros do partido, que, segundo uma pesquisa de 2020, tende a ser mais velho, masculino, inglês do sul e defensor do Brexit.

Na última etapa, cerca de 200 mil membros irão votar por correio. O resultado será previsto para 5 de setembro e o novo líder do partido conservador se tornará, oficialmente, o primeiro-ministro.

Os candidatos

Rashi Sunack, de 42 anos, ficou conhecido após se tornar o chefe de Tesouro em 2020. Ele distribuiu bilhões de libras para ajudar empresas e trabalhadores durante a pandemia.

Contudo, ele enfrentou críticas por não agir de maneira efetiva para aliviar a crescente crise de custo de vida no Reino Unido. Além disso, sua popularidade caiu depois de receber multa da polícia por participar de festas durante o lockdown da pandemia em Downing Street.

Liz Truss, de 46 anos, assumiu o cargo do Gabinete em setembro de 2021, depois de servir como ministro do comércio. Ela também é a principal negociadora do Reino Unido com a União Europeia após o Brexit.

Truss é popular entre muitos conversadores e disse que planeja reduzir impostos “desde o primeiro dia” e reverter um aumento no imposto de renda.

Eleições

Reino Unido

depositphotos

No dia 2 de julho, nomeou-se os candidatos oficialmente. Eles precisaram ter o apoio de pelo menos outros 20 deputados para participar da disputa. Entre 13 e 21 de julho, tiveram as fases iniciais de eleição. Os deputados do Partido Conservador votaram em seus candidatos. Os menos votados foram eliminados até restarem apenas dois concorrentes.

Então, no dia 21 de julho, o parlamento britânico entrou em recesso. De julho a setembro, a votação continua pelos correios, entre os dois candidatos finais. Nessa etapa, todos os membros do partido podem votar. Assim sendo, no dia 5 de setembro, é anunciado o vencedor da disputa, que se tornará o novo líder do Partido Conservador e o novo primeiro-ministro britânico.

Fonte: G1

Os argumentos a favor do dia de trabalho mais curto

Artigo anterior

75 mil dólares são encontrados em lixão na Argentina

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido