Fatos NerdNotícias

Dinossauro encontrado no Brasil recebe o nome de Thanos

0

Thanos é o maior vilão do Universo Cinematográfico da Marvel, o MCU. Criado por Jim Starlin e Mike Friedrich em 1973, o personagem apareceu pela primeira vez em O Invencível Homem de Ferro nº 55.  Vingadores: Guerra Infinita, que teve o Titã como principal vilão, é um dos maiores sucessos de bilheteria não só entre os longas de super-herói, como também de toda a história do cinema. Apesar disso, não imaginávamos que ele teria seu nome servindo como inspiração para os antropólogos. Isso porque, recentemente, um dinossauro encontrado no Brasil ganhou o nome do vilão.

O dinossauro Thanos

Thanos Simonattoi é um gênero de dinossauro abelisaurídeo carnívoro de braquiroster que viveu no Brasil durante o período santoniano do final do período cretáceo. Uma revista chamada Historical Biology foi informada de que a espécie “difere de outros terópodes por ter uma quilha bem desenvolvida, tornando-se mais larga e mais profunda na superfície ventral, dois pequenos forames laterais, separados por uma parede relativamente larga em cada lateral do centro, e fossas spinodiapofisárias e pré-sargapofisárias profundas e bem desenvolvidas”.

O nome, portanto, também é uma homenagem ao descobridor da espécie, Sérgio Simonatto.  Thanos, nesse caso, deriva tanto do vilão da Marvel, quanto da palavra grega para “morte”, thánato. A nomenclatura de dinossauros sempre foi um tema interessante, porém muitas vezes se mostrou instável. Isso porque um fóssil encontrado hoje, que se mostra uma nova espécie, pode se provar mais tarde apenas mais uma amostra de uma outra espécie que já havia sido encontrada. Só o tempo e os estudos irão mostrar se Thanos Simonattoi é realmente único.

Quando?

Os primeiros ossos de Thanos Simonattoi foram obtidos da formação do Grupo Bauru, em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, em 2014. Pesquisadores desenterraram muitos outros fragmentos fósseis alguns anos depois. Eles então decidiram que os fragmentos fósseis exibiam características únicas suficientes para justificar a designação de uma nova espécie. Com base na sua vértebra, os pesquisadores descobriram que os Thanos podem ter crescido até um comprimento máximo de 5,5 a 6,5 ​​metros.

Tudo indica que ele não era o maior predador do pedaço, dividindo o título com outro dinossauro que viveu na mesma época que ele.

E aí, gostou dessa matéria? Comenta com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que também quer um dinossauro chamado Capitão América, aquele abraço.

7 filmes que surpreendentemente seguiram a ciência à risca

Artigo anterior

7 lugares que você precisa visitar quando for a Sydney

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido