É assim que você realmente pode ajudar pessoas deprimidas ou depressivas
Tempo de leitura:1 Minutos, 57 Segundos

É assim que você realmente pode ajudar pessoas deprimidas ou depressivas

Todos nós já conhecemos alguém que enfrenta ou já enfrentou problemas psicológicos. E como é natural de todo ser humano, tentamos ao nosso modo, ajudar a pessoa a superar esse momento difícil. Acontece que não é tão simples ajudar alguém que sofre de um distúrbio psicológico. Há situações, inclusive, em que não conseguimos ajudar e acabamos doentes também.

A atitude mais correta a ser tomada é de fato ir em busca de um profissional. Saúde psicológica deve ser levado a sério. Pessoas deprimidas e depressivas não estão “fazendo charme”, ou querendo “chamar a atenção”. Elas estão passando por um desequilíbrio que precisa ser tratado.

Como ajudar alguém

Muitas vezes acontece de a pessoa deprimida não entender pelo que está passando. Ela se sente mal, mas não entende o porquê de tudo aquilo. Se você for uma pessoa próxima e reparou no comportamento diferente, pode ajudá-la a entender o que está acontecendo.

A internet está cheia de informações a respeito do assunto. Você pode usar isso, para tentar identificar qual o problema. Sabendo do que se trata, fica mais fácil partir em busca de um tratamento. E claro, conversar com a pessoa que está sofrendo com isso, pode também ajudar.

Apesar de o profissional ser indispensável, alguns conselhos podem ajudar para que a doença não se agrave ainda mais.

Em busca de melhora

Geralmente quem está deprimido e depressivo se isola. O que não é bom. Por isso é preciso cuidado nessa aproximação. É sempre importante conversar, sem julgar. Busque entender o que a pessoa está sentindo, o que levou a esse sentimento e o que faz com que isso piorasse. Esteja aberto a ouvir, pronto para acalmar a pessoa e oferecer algum conforto ou consolo.

Feito isso, é hora de procurar um médico. Apenas um desabafo não irá solucionar todo o problema. Aconselhe a pessoa a ir em busca de ajuda de um profissional. Essa pode ser uma decisão difícil de tomar sozinho. Por isso, se ofereça para ir junto, para encontrar um profissional que possa ajudar no tratamento.

Seja sempre muito compreensivo. A depressão mexe muito com o comportamento e com o humor das pessoas. Em momentos difíceis, se lembre que isso são sintomas da doença. A pessoa não está agindo assim porque quer. Então seja compreensível e amável, com o tratamento adequado logo tudo ficará bem.