Curiosidades

Efeitos dos exercícios físicos em crianças com TDAH

0

A saúde mental está mais em foco do que nunca atualmente. Isso é ótimo porque assim, as pessoas que têm algum transtorno conseguem ser diagnosticadas e receber a ajuda necessária, como por exemplo, crianças que tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) que podem fazer coisas para melhorá-lo, como exercícios físicos.

O TDAH é um transtorno neurobiológico, causado geneticamente, que aparece na infância e, geralmente, acompanha a pessoa por toda a sua vida. Entre os sintomas estão desatenção, inquietude e impulsividade.

Por afetar muitas crianças, em 2015, pesquisadores analisaram várias evidências científicas a respeito da eficácia dos exercícios físicos nos sintomas do TDAH, tais como, desatenção, hiperatividade/impulsividade, ansiedade e funções cognitivas.

Estudo

Guia do futuro

Para o estudo, oito ensaios clínicos randomizados preencheram os critérios para serem incluídos. Então, esses estudos foram agrupados de acordo com o programa de intervenção. Eles foram divididos entre exercícios aeróbico e ioga.

Como resultado da meta-análise, viu-se que o exercício aeróbico teve um efeito de moderado a grande nos sintomas principais nas crianças, como atenção, hiperatividade e impulsividade, além de também mostrar um efeito nos sintomas relacionados ao TDAH, como ansiedade, autorregulação emocional, capacidade de inibição e de definir prioridades, flexibilidade, planejamento, memória de trabalho e organização.

Exercícios

Focus TDAH

Os exercícios de ioga também trouxeram melhorias para quem tinha casos de TDAH. Dentre elas, as mais vistas foram nos sintomas como a hiperatividade ou agitação psicomotora, falta de atenção e impulsividade.

Com o estudo feito, as evidências cumulativas mostraram que o exercício aeróbico de curta duração se mostrou eficaz para atenuar os sintomas como atenção, hiperatividade, impulsividade, ansiedade e distúrbios sociais em crianças com TDAH.

O que mostra como os exercícios físicos têm um poder muito grande na saúde e bem-estar não somente de adultos, mas também em crianças.

Habilidades

Utilplast

Além dos exercícios físicos, as crianças, independente se tem ou não TDAH, precisam aprender habilidades que serão úteis para o resto da sua vida. Até porque, esses primeiros anos são essenciais para elas, uma vez que essa é a melhor fase para absorver conteúdos úteis para o aprendizado. Isso porque é na infância que elas formam a sua autoimagem e, também, a linguagem.

Para que as crianças consigam se tornar adultos mais completos e realizados, elas precisam passar por certos aprendizados. Nesses primeiros momentos, os pequenos vão precisar aprender algumas habilidades que, quando mais velhos, dominarão e assim, terão mais chances de serem realizados e felizes.

Uma delas é aprender uma segunda língua. Isso porque, de acordo com um estudo científico, as crianças que aprendem uma segunda língua estão mais aptas a lidar com mudanças e possuem uma memória melhor. Além disso, isso aumentará ainda mais as chances dessas crianças, quando adultas, de se darem bem no mercado de trabalho. Se isso já não fosse bom o suficiente, cientistas mostraram que falar duas línguas ajuda o cérebro a retardar o início da doença de Alzheimer na velhice.

Além do exercício físico, segundo mostrou o estudo do “Journal of Neuroscience”, quando uma criança aprende a tocar um instrumento, melhora a capacidade de ouvir e retarda a deterioração das capacidades mentais que possui. Isso porque, ao tocar um instrumento, ativam-se vários sistemas cerebrais, como o auditivo, o motor e a percepção.

Uma habilidade muito importante de ser trabalhada nas crianças é fazê-las aprenderem a cozinhar. Dessa forma, elas terão uma relação boa com a comida, já que, se elas aprendem a executar tal função, vão ser mais sensíveis à comida e serão menos propensas a escolher fast-foods. Além disso, se alimentarão melhor.

Como se essas habilidades já não fossem o bastante, ensinar as crianças que é impossível ser feliz o tempo todo e existem sentimentos que nos incomodam a todo momento é extremamente importante. Com isso, elas saberão que é normal ter emoções, e que é preciso lidar com elas.

Fonte: Metrópoles

Imagens: Guia do futuro, Focus TDAH, Utilplast

5 maneiras de salvar o planeta, de acordo com cientistas da ONU

Artigo anterior

Pesquisadores identificam lesão em dinossauro através de suas pegadas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido