Notícias

Entenda o que acontece quando explosões solares atingem a Terra

0

Nos últimos anos, o Sol está emitindo muitas explosões solares, no entanto, o fenômeno não é tão assustador quanto parece.

As explosões de radiação na superfície solar podem lançar parte do plasma do Sol de encontro à Terra. Essa ação tem resultados positivos e negativos.

O que é uma explosão solar?

Foto: Getty Images

As erupções solares são explosões de radiação do Sol. Às vezes, elas atingem a Terra e outras disparam para o espaço profundo.

De acordo com a NASA: “uma explosão solar é uma intensa explosão de radiação proveniente da liberação de energia magnética associada a manchas solares”.

A duração das explosões solares pode durar alguns minutos ou horas.

As explosões solares são perigosas?

Foto: Getty Images

O campo magnético da Terra nos protege do impacto prejudicial das explosões solares. Por isso, o fenômeno é praticamente inofensivo para a humanidade.

Mesmo que não representem uma grande ameaça à vida no nosso planeta, as explosões solares podem ser perigosas à segurança dos astronautas. Elas podem impactar as comunicações através de satélite, assim como causar apagões de rádio.

Inclusive, em 1989, uma forte erupção solar lançou muitas partículas eletricamente carregadas na Terra. Por causa disso, a província canadense de Quebec ficou sem energia por nove horas. As comunicações costumam voltar ao normal logo após uma tempestade solar terminar.

Uma coisa boa é que as tempestades solares podem produzir exibições de luz natural muito bonitas, como a aurora boreal. No entanto, essa notícia pode não ser positiva para os animais migratórios que dependem do campo magnético da Terra para navegação.

Por que as explosões solares continuam atingindo a Terra?

Foto: Getty Images

A frequência de vezes em que explosões solares atingem a Terra depende do comportamento do Sol. Os efeitos podem mudar de uma erupção solar para outra.

Atualmente, o Sol está no começo de seu ciclo de 11 anos e em uma fase muito ativa. Isso significa que estamos vendo erupções solares mais frequentes. A cada 11 anos, o campo magnético do Sol muda.

O ciclo marca a mudança do campo magnético do sol. Os polos norte e sul mudam, o que pode fazer com que o Sol se comporte de forma irregular antes de se estabelecer. Quando se estabiliza, o campo magnético se inverte e o ciclo inicia novamente.

Tempestades solares atingem a Terra em 2022

Foto: NASA’s Goddard Space Flight Center/ Genna Duberstein

Em março de 2022, a Terra foi atingida por uma série de tempestades solares na última semana, provocadas por uma explosão no Sol. Na época, foi possível visualizar auroras boreais em latitudes mais baixas do que normalmente ocorrem. 

A explosão solar foi de nível moderado e as tempestades não causaram muita preocupação, já que não apresentaram grandes danos na atmosfera. Britânicos e americanos puderam assistir ao espetáculo no céu.

Já no fim de abril, uma erupção solar de alta magnitude — da classe X1.1 — atingiu o planeta Terra. A tempestade aconteceu na mancha solar AR2994 (abreviação para Active Region 2994).

A explosão aconteceu no lado noroeste do Sol em relação à Terra. O fenômeno atingiu o nosso planeta e produziu radiação suficiente para um forte apagão de rádio de ondas curtas. 

O efeito durou aproximadamente uma hora, afetando regiões do Oceano Atlântico e da Europa. 

O alerta foi emitido pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica do Centro de Previsão do Clima Espacial (National Oceanic and Atmospheric Administration of Space Weather Forecast Group). 

O evento também foi capturado pelo Observatório de Dinâmica Solar da Nasa, que mapeou diferentes comprimentos de onda de luz durante a explosão.

De acordo com o astrônomo Tony Phillips, as erupções solares da classe X são as mais poderosas do Sol. Em uma postagem no seu site, spaceweather.com, o cientista explica que a explosão disparou uma intensa ejeção de massa coronal (CME) de partículas carregadas. No entanto, como a mancha solar AR2994 não estava de frente para a Terra, essas partículas não atingiram o planeta. 

Fonte: Yahoo, UOL

A teoria de que os seres humanos têm cinco apetites

Artigo anterior

O que a física diz sobre o vazio

Próximo artigo