Entretenimento

Entenda o que te impede de enxergar os 12 pontos dessa imagem

0

Se você olhar com bastante atenção, verá que existem 12 pontos pretos nessa imagem. O problema, caro leitor, é que não conseguimos enxergar todos os 12 pontos de uma vez só. Você pode até tentar, mas nós garantimos que não conseguirá. Mesmo que você mova os olhos o mais rápido que conseguir, certamente não verá os 12 pontos de uma vez.

Mas o que diabos é isso? Essa é a famosa ilusão de ótica de exclusão de pontos. No caso, a imagem tem vários círculos pretos no cruzamento de linhas grossas, mas os círculos desaparecem quando olhamos para outros cruzamentos. Bom, faça o teste aí e depois disso iremos explicar nessa matéria porque diabos não conseguimos ver todos os círculos pretos de uma vez só.

A explicação da ilusão de ótica de exclusão de pontos

O fato é que, infelizmente, ainda não existe uma explicação concreta para tal efeito. A hipótese mais aceitável é que temos maior sensibilidade no centro da visão do que na visão periférica. Sendo assim, nós deixamos de ver os pontos que estão foram do centro e o nosso cérebro tenta “adivinhar” o que está ao redor, criando os pontos cinzas.

Isso faz com que um ponto pareça sólido quando estamos olhando diretamente para ele, mas invisível quando visto com um olhar de lado. Então, quando nossos olhos se movem ao redor de toda a imagem, os pontos pretos entram e saem do nosso campo visual, fazendo-os parecer como se estivessem piscando.

Já a imagem abaixo é um pouco diferente. Essa é a grelha de Hermann, onde os círculos cinzas ou pretos, na realidade, não existem, mas os nossos olhos os criam. Parece loucura, caro leitor, mas são apenas efeitos da ilusão de ótica. Geralmente, essas linhas são brancas e os quadrados pretos, mas as linhas podem ser amarelas e os quadrados azuis, por exemplo.


E você, conhecia os efeitos dessa ilusão de ótica? Não esqueça de deixar aqui o seu comentário!

7 pessoas que perderam tudo que tinham de maneira idiota

Matéria anterior

Afinal, o filme do Asa Noturna ainda vai acontecer?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos