Curiosidades

Escócia oferece R$ 300 mil para famílias morarem em suas ilhas remotas

0

Muitas pessoas têm o sonho e a vontade de morar fora do Brasil. As razões que motivam as pessoas são as mais diversas. Alguns vão para estudar, trabalhar e tentar uma vida nova. Outros se mudam apenas pela experiência de viver uma nova cultura e costumes. Seja qual for a causa, se a pessoa tem esse sonho, o importante é tentar segui-lo.

No entanto, o dinheiro, ou a falta dele no caso, pode ser um fator determinante para realização, ou não, do sonho de ir além das nossas fronteiras. O que muita gente pode não saber é que existem lugares que oferecem dinheiro para as pessoas morarem por lá.

Um desses lugares é a Escócia. Se você é uma pessoa que busca uma vida tranquila e em lugares exóticos, o governo escocês está oferecendo 50 mil libras, aproximadamente 300 mil reais, para quem quiser morar em alguma das suas ilhas remotas.

Receber dinheiro

Girassol viagens

Esse programa do governo tem como objetivo incentivar famílias e pessoas jovens a morar em algumas das ilhas anexadas ao país. Isso é feito como uma tentativa de aumentar não somente o número de moradores, mas também os índices de desenvolvimento econômico em comunidades bastante vulneráveis.

De acordo com o The Sun, ao todo, as autoridades do país irão oferecer títulos de 50 mil libras para 100 pessoas, tendo um investimento total de cinco milhões de libras, equivalente a 30,3 milhões de reais, para o povoamento.

Engana-se quem pensa que os locais são feios. Até porque, várias das 93 ilhas escocesas já foram eleitas como algumas das mais belas do mundo, principalmente o arquipélago de Orkney, no norte, e a Ilha de Skye, no noroeste do país.

Por conta disso, várias famílias que se identificaram com os locais já começaram a se inscrever para morar por lá. Inclusive, algumas famílias da América do Sul.

O representante do parlamento escocês e membro do Partido Nacional Escocês (SNP), Alasdair Allan, explicou que essa oferta é uma das iniciativas que o governo encontrou para combater, de forma eficiente, o despovoamento. Isso porque, segundo ele, isso é uma ameaça para o progresso das comunidades insulares.

“Qualquer coisa que possamos fazer para reverter as tendências de despovoamento deve ser incentivada”, disse ele.

Projeto

Istoé dinheiro

Segundo Allan, esse títulos seriam usados para ajudar as pessoas que desejem morar nas ilhas a se estabelecerem no local com conforto e com condições de prosperar por ali. “Elas podem comprar casas, iniciar negócios e fazer suas vidas aqui a longo prazo”, comentou.

Contudo, não são todos que apoiam esse programa. Tanto que o cenário político do país está divido com relação a isso. A parte que não apoia o projeto considera o custo bem alto para levar novos habitantes para as ilhas do país.

Para a ministra de Assuntos Rurais, Mairi Gougeon, o projeto foi um “passo positivo” na ajuda do desenvolvimento das ilhas. Já na visão do democrata liberal Liam McArthur, o projeto é falho e o dinheiro gasto nele deveria ser gasto em melhorias no transporte público, infraestrutura e habitação.

“Conexões de transporte precárias, banda larga inexistente e moradias inacessíveis são apenas alguns dos fatores que impedem a prosperidade econômica. Em vez de oferecer suborno a indivíduos, os ministros escoceses deveriam se comprometer a investir em projetos que beneficiem as comunidades da ilha como um todo”, disse ele.

Morar em um lugar

Costa cruzeiros

Por mais que esse projeto pareça uma coisa ousada e difícil de se recusar, essa não é a primeira vez que o governo de um país oferece dinheiro para pessoas irem morar em ilhas quase desertas.

Em 2019, o governo de uma ilha na Grécia ofereceu 450 libras, cerca de 2.700 reais, mensais para quem quisesse ir morar lá.

Além dessa, em 2020, a prefeitura de uma ilha irlandesa propôs bancar a acomodação e alimentação das famílias que se mudassem para lá. Em 2021, as autoridades de uma ilha na Cornualha fizeram uma proposta parecida para quem quisesse começar uma nova vida e ir morar no local, desde que não se importasse em fazer serviços de cozinha e limpeza.

Fonte: UOL 

Imagens: Girassol viagens, Istoé dinheiro, Costa Cruzeiros

Pedra parecida com ET vira atração turística em Roraima

Artigo anterior

Transplante de mãos deu nova vida para homem com doença rara

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido