Notícias

Especialistas advertem tendência do TikTok de usar gelo para combater o calor

0

A Europa está vivendo uma das maiores ondas de calor da história do continente. No dia 19 de julho, o Reino Unido registrou pela primeira vez em sua história temperaturas acima dos 40°C.

Por causa dessa situação, usuários do TikTok ensinaram uma técnica para tentar driblar as altas temperaturas. No entanto, os especialistas apontam que a técnica para deixar o dia de calor mais fresco é perigosa.

@americandreaming9 Life hacks for free #hot #ukheat #summer #lifehack #asmr ♬ original sound – LondonboyAmericanDream

A ideia consiste em criar um ar-condicionado caseiro pendurando um saco de gelo atrás da hélice de ventiladores móveis. O objetivo é que as pás supostamente soprem ventos mais frescos. 

Com isso, juntar os ventiladores e gelo virou uma tendência na rede social. Porém, vários vídeos foram removidos depois da repercussão negativa.

Isso porque, deixar o gelo próximo de instalações elétricas, principalmente do motor, aumenta as chances de provocar um curto-circuito elétrico.

“A água que derrete da bolsa tem a possibilidade de entrar em contato com o motor e causar risco de choque elétrico a quem tocar no ventilador”, explicou Giuseppe Capanna, engenheiro de segurança de produtos da ONG britânica Electrical Safety First, em entrevista ao tabloide Daily Mail.

Também é preciso destacar que o peso colocado sobre o topo do ventilador tem o risco de cair ou danificar a rotação da hélice. Por isso, os especialistas recomendam deixar um balde de gelo a uma distância segura do ventilador.

Onda de calor: Reino Unido pode passar pela pior seca desde 1976

Foto: Getty Images/ FotoVoyager/ CNN

O Reino Unido está passando por uma forte onda de calor e prestes a enfrentar sua pior seca desde 1976. Inclusive, partes do país receberam apenas 3% das chuvas esperadas para este período.

Por causa disso, uma cúpula de emergência se reuniu no dia 25 de julho, de acordo com publicação do jornal The Guardian, em uma tentativa de enfrentar a crise iminente. Uma das medidas que podem ser anunciadas em breve é a volta do racionamento de água, sobretudo para irrigação de jardins, lavagem de carros ou uso em piscinas.

Conforme matéria do site Último Segundo, quem desrespeitar o racionamento poderá ser penalizado com multas de até mil libras (cerca de R$ 6,5 mil).

Resgate de peixes

Foto: Dave Throup/ Environment Agency, UK/ BBC

Devido à onda de calor e falta de chuvas, os níveis dos rios no país já se encontram perigosamente baixos. Por causa disso, os especialistas estão “resgatando” centenas de salmões, trutas e lagostins.

Os números apontam que o Reino Unido registrou apenas 55mm de chuva neste verão, menos da metade da precipitação média esperada.

Por causa da forte onda de calor, os agricultores anunciaram que não teriam tempo hábil para salvar as plantações. Eles ainda temiam que seriam obrigados a parar de regar as áreas cultivadas.

Calor do verão de 1976

Foto: Getty Images/ FotoVoyager/ CNN

O verão de 1976 foi uma das maiores ondas de calor registradas no país. As temperaturas do Reino Unido permaneceram acima de 32°C por 15 dias consecutivos.

Na época, incêndios florestais se espalharam e colheitas foram perdidas, fazendo com que os preços dos alimentos subissem 12%. Além disso, no ano, houve apenas 76mm de chuva em junho, julho e agosto.

Atualmente, as distribuidoras de água já estão se preparando para a crise hídrica que pode acontecer neste ano por causa da onda de calor.

A Water UK afirmou, em um comunicado: “As empresas de água têm planos para gerenciar recursos e proteger o meio ambiente e estão fazendo tudo o que podem, incluindo trabalhar em estreita colaboração com o governo e os reguladores, para minimizar a necessidade de quaisquer restrições”.

Fonte: R7, Último Segundo

Por que e como o ser humano perdeu a cauda na evolução?

Artigo anterior

Barraco entre integrantes do Rouge finalmente é revelado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido