Curiosidades

Essas são as 8 brasileiras na lista de maiores bilionários do mundo

0

Engana-se quem pensa que no mundo existem poucos bilionários. Além disso, o número deles está crescendo no mundo. Muitas pessoas não pensam no Brasil quando se fala em bilionários, mas a realidade é que no nosso país existe uma quantidade considerável deles.

Além do mais, mulheres figuram entre os bilionários brasileiros. Para se ter uma ideia, as oito brasileiras mais ricas têm ao todo uma fortuna de 19,1 bilhões de dólares, como mostrou a lista de bilionários de 2022 feita pela revista Forbes.

Dentre os bilionários dessa lista, 62 são brasileiros, entre homens e mulheres. Mostramos aqui quais são as mulheres mais ricas do país.

1 – Lucia Maggi

Canaltech

A empresária é a fundadora do Grupo André Maggi, um dos maiores produtores brasileiros de soja e outras commodities do agronegócio. Foi em 1977, que, junto com seu marido, André Amaggi, Lucia fundou a Amaggi. E desde a morte do marido, em 2001, ela passou a liderar o grupo.

Atualmente, ela é membro consultivo do conselho de administração da empresa. Sua fortuna é de 6,9 bilhões de dólares, o equivalente a 31,8 bilhões de reais. Isso a faz integrar a lista de bilionários da Forbes.

2 – Maria Helena Moraes Scripilliti

iDinheiro

Ela é filha e herdeira de José Ermírio de Moraes, fundador do Grupo Votorantim. A empresa é voltada para a exploração de alumínio, energia e cimento, entre outros negócios.

A empresa é controlada 100% pela família que a fundou, em 1918. Hoje em dia, Maria Helena tem 91 anos e figura entre os bilionários do mundo com uma fortuna de 4,1 bilhões de dólares, ou 18,9 bilhões de reais.

3 – Dulce Pugliese de Godoy Bueno

Glamurama

Em 1972, junto com seu ex-marido, Edson de Godoy Bueno, a médica de 74 anos fundou a seguradora de saúde e assistência médica Amil. Mesmo depois da separação, Dulce manteve sua participação de 33% na empresa, que em 2007 abriu seu capital.

Além disso, ela também tem uma participação de 48% na rede de laboratórios médicos Dasa. Tudo isso faz com que sua fortuna seja de 1,7 bilhões de dólares, o equivalente a 7,8 bilhões de reais.

4 – Ana Lucia de Mattos Barreto Villela

Revista Trip

Foi a bisavô dessa pedagoga de 48 anos quem fundou o banco Itaú, que hoje em dia é o maior banco privado da América Latina. Atualmente, Ana Lucia é uma das maiores acionistas individuais da Itaúsa, a holding do banco, tendo aproximadamente 12% das ações ordinárias e 3% das ações preferenciais.

Ela também é acionista da Duratex, empresa fabricante de painéis de madeira e louças sanitárias, que foi fundada por seu avô. Isso deu a Ana Lucia uma fortuna de 1,6 bilhões de dólares, ou 7,3 bilhões de reais.

5 – Luiza Helena Trajano

UOL

A empresária de 70 anos é a presidente do conselho do Magazine Luiza e tem pouco mais de 17% da empresa. A rede Magazine Luiza foi fundada pela tia de Luiza, chamada Luiza Trajano Donato.

Hoje, a rede tem mais de mil lojas no Brasil e é um dos maiores marketplaces do e-commerce brasileiro. Foi Luiza quem liderou a expansão do Magazine Luiza para as vendas online, que hoje responde por quase 40% do faturamento. Isso a fez figurar entre os bilionários da Forbes. A fortuna dela é de 1,4 bilhões de dólares, o que dá 6,4 bilhões de reais.

6 – Neide Helena de Moraes

Folha

A mulher é neta do fundador da Votorantim, José Ermínio de Moraes. Por conta disso, ela herdou 8% da empresa depois da morte do seu pai, José Ermírio de Moraes Filho, em 2001.

Atualmente, a mulher tem 67 anos e figura entre os bilionários de 2022, com uma fortuna de 1,3 bilhões de dólares, que é o mesmo que 6 bilhões de reais.

7 – Anne Werninghaus

Diarinho

Essa é a mulher mais jovem entre as bilionárias brasileiras. Ela tem 36 anos e é a maior acionista individual da Web, maior fabricante de motores elétricos da América Latina.

Quem fundou a empresa foi o avô de Anne, Geraldo Werninghaus, junto com Eggon João da Silva e Werner Ricardo Voigt. Mesmo sendo acionista, Anne não trabalha na empresa e nem tem um cargo no conselho.

Além disso, ela é a fundadora da VestesBr, plataforma de moda que faz vendas para empresas. Ao todo, sua fortuna é de 1,1 bilhão de dólares, ou 5 bilhões de reais.

8 – Vera Rechulski Santo Domingo

DCI

A oitava bilionária brasileira é Vera, que herdou a fortuna do falecido marido, Julio Mario Santo Domingo Jr., filho do empresário colombiano de cervejas Julio Mario Santo Domingo.

Atualmente, a mulher de 73 anos e controla 11% da holding de bebidas Santo Domingo. Além disso, ela também tem ações da multinacional Anheuser-Busch InBev. Ela está entre os bilionários do mundo com uma fortuna de 1 bilhão de dólares, o equivalente a 4,6 bilhões de reais.

Fonte: Canaltech

Imagens: Canaltech, iDinheiro, Glamurama, Revista Trip, UOL, Folha, Diarinho, DCI

Pesquisadores identificam lesão em dinossauro através de suas pegadas

Matéria anterior

O que é melhor para saúde: ser solteiro, casado ou divorciado?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos