• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse é o estrago que o lixo espacial do tamanho de um brinco pode fazer

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      20/09/18 às 17h12

Existe cerca de 6.300 toneladas de lixo espacial solto no espaço afora. Em um primeiro momento, você pode até pensar que é melhor que ele esteja na órbita espacial do que aqui dentro, acertei? Talvez você deveria repensar essa posição. O lixo espacial é um perigo para os astronautas que estão explorando, pesquisando e estudando o espaço sideral. Pensa comigo: na velocidade que esses restos percorrem o espaço, uma partícula do mesmo tamanho que um brinco pode abrir um grande buraco, com imensa profundidade, até mesmo em uma superfície bem sólida. Você verá a seguir.

Impacto

Como você vê acima, um pequeno pedaço de lixo espacial foi capaz de perfurar e fazer enorme estrago uma grossa barra de alumínio. Esse impacto não foi aleatório e fez parte de um teste por parte de uma equipe espacial. Esse bloco de alumínio tinha cerca de 13 centímetros de profundidade, e foi atingido por uma partícula do tamanho de um brinco pequeno, que pesava cerca de 14 gramas.

Itens em órbita costumam viajar a 28.000 quilômetros por hora. É assim que um pedaço pequeno de lixo causa tamanho estrago. Para que fosse possível simular esse tipo de força e impacto no laboratório, os pesquisadores usaram uma pistola de gás leve capaz de impulsionar objetos a uma velocidade assustadoramente incrível.

Lixo Espacial

Um pequeno pedaço de detrito pode causar desastres grandiosos. Só que existe uma notícia pior do que essa: o espaço sideral está cheio de detritos. Esse tipo de dano não é totalmente hipotético, uma vez que já foram registrados casos de acidente envolvendo lixo espacial. Além de ser um risco a vida dos astronautas, é também um risco ao nosso desenvolvimento espacial, podendo impossibilitar várias descobertas que podem nos jogar anos luz à frente no quesito conhecimento.

Você deve estar se perguntando porque então não alertamos sobre os riscos dos grandes pedaços de lixo espacial, e eu te digo o porquê. Grandes pedaços de lixo podem ser rastreados e os satélites em órbita podem ser movidos para outras órbitas, com o objetivo de evitá-los. Mas os pequenos pedaços, como lascas de tinta ou outras coisas do tamanho de um brinco, são muito mais difíceis de se rastrear. É muito importante que eles mandem alguém para lá no intuito de limpar esse lixo.

E aí, curtiu descobrir um pouco mais sobre o perigo do lixo espacial? Comenta aqui com a gente e compartilha isso nas suas redes sociais. Aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   C  
Imagens NS
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+