Essa imagem bem parece com aquelas de animais mutantes, certo? Que nascem com mais pernas que o normal ou com alguma má formação congênita. Mas só parece. Esse é um pássaro comum, com duas pernas, duas asas e um bico. Na verdade, essas pernas que você vê aí são dos seus filhos.

O jaçanã-de-crista é um pássaro que vive em regiões úmidas e tropicais de água doce. É por esse motivo que é facilmente encontrado em estações de tratamento de água, já que o local é o habitat perfeito e ainda oferece seus alimentos preferidos: invertebrados de água doce.

Hábitos do pássaro

Publicidade
continue a leitura

Em algumas regiões, o jaçanã é conhecido como ave Jesus. Isso porque suas pernas possibilitam que ele ande sob as águas. Elas têm o formato de longos galhos e permitem que o peso seja distribuído na superfície da vegetação flutuante. O que dá a impressão de que os pássaros de fato andam sob as águas.

Você já ouviu falar em poliandria? Isso acontece quando uma mulher é casada com dois ou mais homens. As fêmeas do jaçanã são poliândricas, elas acasalam com mais de um macho, em média 2 ou 3. Quando botam os ovos, logo partem para novas aventuras.

Publicidade
continue a leitura

Pássaro paizão

Acontece que a função de chocar os ovos é do macho. Depois de chocar os ovos, é preciso cuidar dos filhotes até que eles consigam ser independentes. Nesse processo, cerca de 80% dos ninhos podem se perder e por isso o cuidado é grande!

Publicidade
continue a leitura

Na imagem, o que vemos é um macho de jaçanã levando seus filhotes. No caso, ele estava atravessando os animais, provavelmente para um local mais seguro. Como são pequenos e mal conseguem andar, seria perigoso deixá-los atravessar sozinhos na água.

E por todo esse processo de cuidado paternal é que eles merecem o título de melhor pai do ano. Ou de vários anos. Afinal, não deve ser fácil carregar seus filhos para cima e para baixo o tempo todo.

Publicado em: 06/02/19 13h33