Mundo Afora

Feiras renascentistas recriam terras mágicas

0

Você já imaginou um encontro com uma fada encantada, piratas ou uma criatura mística? Espalhadas por vários países, as feiras renascentistas recriam cenários históricos para a diversão de seus convidados. Alguns são parques temáticos permanentes, enquanto outros são eventos de curta duração em vinícolas ou grandes espaços públicos ou privados. As feiras incluem inúmeros artistas fantasiados, atos musicais e teatrais, arte e artesanato à venda com comidas típicas. 

Feira Renascentista em Bristol – Reino Unido (Fonte: Shepherd Express)

Muitas feiras renascentistas recriam o período do reinado da Rainha Elizabeth I da Inglaterra. Alguns podem ser ambientados anteriormente, durante o reinado de Henrique VIII, ou até mesmo em outros países, como na França. Podem ser ambientados fora da era da Renascença, nos períodos medievais anteriores ou períodos posteriores, com piratas e outros personagens. As feiras incentivam os visitantes a entrarem no espírito com fantasias e participação em diversas atrações.

As feiras renascentistas apresentam tipicamente uma grande variedade de alimentos inspirados tanto na cozinha medieval como nas comidas típicas das feiras americanas, como os famosos “corndogs”. Algumas comidas, como pernas de peru e tigelas de pão tornaram-se icônicas das festas renascentistas, tentando sempre enviar seus convidados em uma aventura pelo tempo. A cerveja, o hidromel e o vinho também não ficam de fora.

atrações

No evento acontecem jogos que incluem arco e flecha ou arremesso de machado, bem como Drench-a-Wench , que permitem a um jogador com uma boa pontaria atingir um alvo e molhar seu adversário. Exposições de animais vivos e de falcoaria também fazem parte das atrações.

Para além das atuações encenadas, uma grande atração das feiras renascentistas são as multidões de atores, profissionais ou amadores, que representam figuras históricas, percorrem a feira e interagem com os visitantes. Muitos dos vendedores da feira podem vender ou alugar trajes para todas as idades e tipos de personagens.

Uma banda de músicos serenata os convidados pela entrada para o Festival Renascentista do Colorado. Larkspur, 4 de julho de 2021. (Fonte: CPR News)

A palavra da subcultura da feira da Renascença para estes convidados vestidos são “playtrons”, uma aglutinação das palavras “jogador” e “patrono” em inglês. Esses personagens acrescentam um segundo nível de prazer à sua experiência ao entrar no show como Senhores e Senhoras da Renascença, camponeses, piratas, dançarinos do ventre, ou personagens de fantasia, como bruxas, fadas e gnomos.

A maioria das feiras tem um ritual de fim de dia, um desfile, dança ou concerto em que todos os empregados se reúnem e se despedem dos personagens. As feiras renascentistas acontecem em todo o mundo em diferentes épocas do ano. Vendedores, participantes e tripulantes das feiras trabalham frequentemente no “circuito da feira”, indo de evento em evento à medida que uma feira termina e outra começa.

7 famosas que pediram seus companheiros em casamento

Matéria anterior

Nova variante do COVID-19 preocupa OMS

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos