Felicidade dos chocólatras! 7 benefícios do chocolate para a saúde
Tempo de leitura:2 Minutos, 57 Segundos

Felicidade dos chocólatras! 7 benefícios do chocolate para a saúde

chocolate talvez seja um dos alimentos mais cobiçados pelas pessoas hoje em dia. É fácil de entender todo o desejo por uma simples barra ou alguma outra variação do produto. O sabor doce pode deixar pessoas realmente viciadas e terem que procurar tratamentos.

De uma maneira ou outra, o chocolate está na história da humanidade há séculos. Contudo, por mais que ele seja saboroso, o alimento é colocado, quase sempre, como um vilão da alimentação saudável.

Contudo, se pensar assim é bem errado. Isso porque, estudos mostram que o chocolate, especialmente o chocolate amargo, pode sim ser um bom aliado da saúde e conseguir diminuir o risco de doenças cardíacas e trazer outros benefícios. Mostramos aqui alguns benefícios que o chocolate pode trazer para quem o consome.

1 – Nutritivo

O chocolate é um alimento nutritivo. E quanto maior for o seu teor de cacau, mais nutritivo ele será. Além disso, ele é rico em minerais e uma ótima fonte de fibra, potássio, fósforo, zinco e selênio.

E a versão amarga do chocolate também tem estimulantes, como por exemplo a cafeína e teobromina, mesmo que em quantidades pequenas se comparado com o café.

2 – Antioxidantes

Segundo um estudo, o chocolate amargo e o cacau tem uma variedade grande de antioxidantes, polifenois e flavonóis em uma quantidade maior do que outras fontes. Como por exemplo, os mirtilos e açaí.

3 – Melhora a pressão arterial

Pode parecer um benefício não relacionado com o chocolate, mas os flavonoides presentes nele podem estimular o endotélio, que é o revestimento das artérias, e produzir óxido nitrito.

Tudo isso faz com que os compostos bioativos do cacau possam melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias. Fazendo isso, pode acontecer uma leve diminuição da pressão arterial.

4 – Diminui colesterol

Em um estudo controlado, o cacau em pó diminuiu de forma significativa o colesterol ruim, o LDL oxidado. Os resultados mostraram que consumir moderadamente o chocolate não só diminuiu o LDL, mas também aumentou o colesterol bom, HDL, nas pessoas que tinham um LDL alto. Isso foi possível graças ao teor de antioxidantes presentes nele.

Além disso, os flavonoides do chocolate amargo podem diminuir a resistência à insulina. Contudo, não se deve exagerar no consumo. Até porque, o chocolate tem açúcar que pode ter como resultado um efeito oposto.

5 – Diminuiu o risco de doenças cardíacas

Justamente por ter efeitos sob o colesterol, os compostos do chocolate amargo podem diminuir o risco de doenças cardíacas. Um estudo foi feito em 2006 com 470 homens. Ele mostrou que o chocolate diminuiu o risco de morte por conta de doença cardíaca em 50%.

Em 2011, uma outra pesquisa foi feita e mostrou que comer chocolate duas ou mais vezes por semana, diminuiu em 32% o risco de placa calcificada nas artérias.

6 – Protege a pele

Segundo indicam estudos, os compostos bioativos do chocolate amargo podem ser grandes aliados da pele e protegê-la contra os danos do sol. Além de também melhorar o fluxo sanguíneo e aumentar a densidade e hidratação da pele.

7 – Melhorar a função cerebral

Um estudo mostrou que comer cacau com alto teor de flavanol durante cinco dias melhorou o fluxo sanguíneo do cérebro. Assim, o chocolate amargo também pode melhorar a função cognitiva nos adultos mais velhos que tenham comprometimento cognitivo leve.

Embora o chocolate tenha benefícios para a saúde seu consumo deve ser moderado e não passar de 100 gramas por dia.

Fonte:  https://www.msn.com/pt-br/saude/nutricao/7-benef%c3%adcios-do-chocolate-para-a-sa%c3%bade/ar-AAP8ihL?li=AAggXC1