Curiosidades

Gatos lembram dos nomes uns dos outros, segundo pesquisa

0

Os gatos foram domesticados pelo homem, há milhares de anos. Desde então, essa parceria de sucesso se tornou cada vez mais forte. Estes animais, super inteligentes, segundo os cientistas, possuem uma estrutura de memória muito semelhante a nossa, o que faz com que pensemos que suas atitudes, às vezes, possam ser feitas de caso pensado, e muitas vezes pode ser mesmo.

Os donos de gatos já estão acostumados com as peculiaridades dos seus animais, como por exemplo a alegria que eles aparentemente têm em derrubar as coisas da mesa, e uma vontade incontrolável de sentar em espaços fechados.

Além disso, quem tem gato já deve ter vivido a situação de chamar o pet pelo nome e não ter nenhuma reação em troca. E ao que tudo indica, nesse momento, o bichano está realmente ignorando seu dono. Isso porque segundo pesquisas mostraram, os gatos conseguem sim reconhecer os próprios nomes.

Agora, um novo estudo feito no Japão mostra que a habilidade dos gatos pode ir além de reconhecer seus próprios nomes. Conforme mostra o estudo, eles sabem os nomes de outros gatos que lhe são familiares e, talvez, até das pessoas que moram na mesma casa.

“Os felinos não parecem estar escutando as conversas das outras pessoas, mas na verdade eles estão”, disse o pesquisador Saho Takagi, da Universidade Azabu.

Estudo

Paixão por gatos

Para o estudo, os pesquisadores pegaram gatos que vivem em ambientes com outros felinos, podendo ser em casas que tenham mais de um bichano ou em “Cat Cafés”, que são os restaurantes que permitem que os visitantes façam carinho e brinquem com os felinos do local.

No estudo, primeiro, os pesquisadores colocavam o gato em frente a um computador e mostravam a foto de um outro gato conhecido, que mora na mesma casa ou café. Enquanto eles viam a imagem, o computador reproduzia a voz do dono chamando o animal pelo seu nome certo, ou então pelo nome errado.

Com isso, os pesquisadores viram que os gatos passavam mais tempo olhando para a tela quando o outro gato era chamado pelo nome errado. Esse comportamento, de acordo com os pesquisadores, pode indicar que o animal ficou confuso ou intrigado pelo nome ser diferente do gato visto na foto.

Quando comparados com os gatos domésticos, os que vivem em cafés ficaram menos tempo olhando para a imagem. Uma das possibilidades para isso é que por viverem com um número maior de animais eles não estejam tão familiarizado com a aparência e o nome de todos os outros gatos.

Para que os gatos tenham aprendido o nome dos outros é provável que isso aconteceu através da observação entre os donos e os outros animais.

Nomes

Patas da casa

Em um segundo experimento, os pesquisadores colocaram os bichanos na mesma situação, mas dessa vez mostraram imagens de humanos familiares a eles. O resultado foi o mesmo. Os gatos encaravam mais as fotos quando o nome estava errado.

Esse comportamento foi visto mais forte ainda nos gatos que moravam com várias pessoas, ou que estavam há mais tempo em uma casa. Segundo acreditam os pesquisadores, isso acontece porque os bichanos que vivem em famílias grandes têm mais chances de ver as interações de outras pessoas e ouvir os nomes sendo chamados com uma certa constância.

“Em outras palavras, a frequência e número de exposição ao estímulo pode tornar a associação rosto-nome mais provável”, escreveram os pesquisadores.

Embora o estudo tenha chegado a essas conclusões, ainda são necessários mais estudos que explicitem esses mecanismos por trás do aprendizado social dos gatos. A única certeza que se tem é que os amantes de gatos com certeza ficaram mais apaixonados ainda por esses animais depois de saber que a inteligência do seu bichano é tão grande, ou até maior, do que a que eles pensavam.

Fonte: Superinteressante

Imagens: Paixão por gatos, Patas da casa

Pentágono está buscando entender origens de OVNIs

Artigo anterior

Karina Bacchi e Amaury Nunes divorciam por conta de fanatismo religioso

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido