Curiosidades

História do Brasil: coisas que você não sabia

Dom João VI História do Brasil
0

Considerando que você provavelmente mora no Brasil, você deve achar que sabe de muita coisa sobre esse país e tudo o que já rolou por essas terras. Mas, será que sabe de tudo sobre a história do Brasil?

Você sabe do europeu que morava por aqui antes mesmo da colonização? Ou ainda, sabe da diarreia que Dom Pedro teve no dia da independência? Veja os fatos que você não conhecia sobre o Brasil. 

Brasileiro é profissão

Pau-Brasil

Reprodução

Começando pela forma que você provavelmente se identifica, brasileiro não é nacionalidade. Se não concordou, pense em alguns adjetivos pátrios. Por exemplo, francês, português, inglês, peruano, angolano, australiano, enfim. Percebeu que nenhum termina com -eiro? Agora pense em o que termina com -eiro, caminhoneiro, pedreiro, cabeleireiro…

Nos demais idiomas, brasileiro é, na verdade, brasiliano, mas no português, assumimos o -eiro. Esse sufixo é usado para designar profissões, como já mencionamos. Então o que é um brasileiro? É aquele que trabalha com o pau-brasil!

Essa palavra era usada no período colonial para se referir às pessoas que trabalhavam com o pau-brasil. O adjetivo virou pátrio quando o frei Vicente do Salvador designou todos aqueles que nasceram no Brasil como brasileiro.

Pedro Álvares Cabral não foi o primeiro europeu

Pedro Álvares Cabral História do Brasil

Reprodução

Ainda sobre a época colonial, já estamos cansados de ouvir aquela história clássica e, francamente, um pouco fora da realidade, de que Pedro Álvares Cabral “descobriu” o Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Contudo, em 1531, uma expedição que chegou no litoral de São Paulo encontrou um homem europeu conhecido como Bacharel de Cananéia. Então, ao conversarem com esse europeu, souberam que ele já estava naquelas terras há mais de 30 anos!

Ou seja, ele já estava no Brasil antes mesmo do suposto descobrimento oficial de 1500. Alguns historiadores acreditam que o Bacharel de Cananéia era um tripulante de um barco que chegou ao Brasil em 1498.

Foram duas expedições a mando de Portugal logo depois do Tratado de Tordesilhas, que dividiu as terras entre Portugal e a Espanha. Assim, uma expedição foi para o norte, até a ilha de Marajó, comandada por Duarte Pacheco Pereira. A outra foi para o sul, chegando em São Paulo, comandada por Bartolomeu Dias.

Higiene de Dom João VI

Dom João VI História do Brasil

Reprodução

O próximo fato é que o Dom João era porco! Sabemos que os europeus não tinham a prática de tomar banho e que isso na verdade foi incorporado pelos indígenas, que tomam de cinco até oito banhos por dia.

Eles também escovam os dentes, os cabelos, cortam as unhas e até se depilam em alguns casos. Enquanto isso, os europeus não faziam nada disso. Dom João VI, rei de Portugal, não era diferente. Inclusive, ele era extremamente sujo. Não há nenhum registro de que ele tenha tomado um único banho de corpo inteiro em toda sua vida!

Quem realmente assinou a declaração de independência

Maria Leopoldina

Reprodução

Já sobre a declaração da independência, ela não aconteceu como fomos ensinados. Quem realmente declarou a independência foi Maria Leopoldina, imperatriz do Brasil, e isso não foi um único evento e sim um processo.

Aquele grito do dia 7 de setembro foi importante, mas Maria Leopoldina foi tão importante quanto, ou até mais. Em sua vida, ela foi extremamente instruída e era poliglota. Amante de botânica, também tinha a vontade de transformar o Brasil em um país independente, então convenceu o seu marido, que nem tinha interesse em ser regente, a ficar no Brasil. 

Em 1822, ele deixou a esposa como princesa regente interina do Brasil enquanto estava resolvendo questões no interior. Incrivelmente, a coroa decidiu rebaixar o Brasil para o status de colônia nessa época, e a resposta da princesa interina foi um sonoro ‘não’.

Foi então que ela assinou a declaração da independência do Brasil, encaminhando-a posteriormente a Dom Pedro I. Depois de receber a carta de aviso da esposa, ele deu o grito e foi se aliviar, já que estava com diarreia. A história do Brasil aconteceu de uma forma diferente do que aprendemos nas aulas, não é mesmo?

Os deuses do submundo

Matéria anterior

Como surgiu a Copa Libertadores

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos