A tecnologia avança constantemente e, todos os dias, temos a invenção de algum novo produto que visa melhorar nossas vidas. Um dos nomes mais lembrados quando se fala de tecnologia e inovação é Steve Jobs. Isso não é para menos, e um exemplo que confirma isso é uma ideia que Jobs teve 17 anos atrás está finalmente perto de se tornar realidade.
Voltando ao lançamento do iPhone 14, ele veio com uma coisa diferente: sem o slot para cartão SIM. Contudo, isso foi visto somente nos EUA, que desde essa linha já não trazem espaço para colocar o chip e funcionam somente com eSIM.
No resto do mundo também já existe a opção de fazer a troca para eSIM, mas o senso comum da telefonia ainda está bem ligado ao cartão SIM. Tanto que parece ser algo bem difícil se livrar dessa relação, mesmo não sendo uma coisa irracional. E o mais interessante de tudo é que isso não é uma coisa nova. Tanto que, Jobs tinha tido essa ideia 17 anos atrás e ela deve virar realidade em algum dia.
Ideia de Jobs de 17 anos se tornando realidade
Desde que a Apple começou a trabalhar no primeiro iPhone, Jobs já tinha dito que não queria que o modelo tivesse um slot para o SIM. Quem confirmou isso foi Tony Fadell, então vice-presidente do iPod, há dois anos. De acordo com ele, Jobs insistiu bastante nesse ponto, mas que no final das contas teve que aceitar que a melhor opção na época era colocar o slot para o chip no iPhone.
Essa era a melhor opção em 2007 porque caso não tivesse o SIM físico isso também traria um custo industrial e de imagem. Outro ponto era que a Apple dependia da AT&T como sendo a operadora exclusiva do lançamento do iPhone. Além disso, somente em 2016 que a GSMA, organização que representa as operadoras móveis do mundo, padronizou a tecnologia de eSIM.
Então, em 2022, quando o iPhone 14 foi lançado, a ideia de Jobs de 17 anos atrás se tornou realidade, pelo menos nos EUA. Ou seja, a partir dessa linha todos os modelos do celular não tem o slot para o cartão SIM.
Com o passar dos anos, a tecnologia do eSIM está sendo mais usada em todos os países do mundo, até mesmo no Brasil, com as operadoras oferecendo fazer essa troca de forma gratuita ou por um preço relativamente baixo. E por mais que os iPhones no resto do mundo ainda tenham o slot para o chip, talvez no iPhone 17 ou em algum modelo mais para frente, a ideia de Jobs de 17 anos atrás se torne realidade no mundo todo e não somente nos EUA.
Fonte: IGN
Imagens: IGN