Entretenimento

Isso é o que você deve saber sobre alimentos de ”calorias negativas”

0

Nos dias atuais, a busca por um estilo de vida mais saudável e de hábitos alimentares positivos é o que a maioria das pessoas está querendo. Por isso, a internet está cheia de truques rápidos para emagrecer. Dentre eles, um muito popular é comer alimentos com as chamadas calorias negativas.

Existem alguns alimentos que têm poucas calorias, assim, o corpo gasta mais energias para consumi-lo do que ganha. Esses alimentos tem as chamadas calorias negativas. As pessoas que têm dietas ricas nesse tipo de alimento têm uma perda de peso considerável, mas não exclusivamente por eles terem essas calorias negativas.

Mesmo sabendo disso, algumas perguntas ficam no ar. Como por exemplo, é verdade que comer determinados alimentos podem fazer a pessoa perder caloria ao invés de ganhá-la? E comer alimentos com calorias negativas ajuda na perda de peso?

Portanto, três especialistas em nutrição e fisiologia responderam se realmente existem alimentos com calorias negativas.

Calorias e para que serve

Nature center

De acordo com Louise Dunford, especialista em nutrição e fisiologia da Universidade De Montfort, no Reino Unido, “uma caloria é uma unidade de energia, geralmente expressa em quilocalorias (kcal) para o conteúdo energético dos alimentos”.

Geralmente, a maior parte das embalagens dos produtos tem rótulos mostrando quantas calorias existem naquele alimento. As calorias são consumidas quando as pessoas comem os alimentos e são usadas quando queimam energia.

“Nossas necessidades de energia são compostas por três componentes. Primeiro, a energia necessária para manter um corpo em repouso. Que é a energia necessária para o nosso corpo realizar seus processos básicos para que possamos viver. Segundo, o efeito térmico de comer, que é o aumento da taxa metabólica após comer, enquanto o alimento é digerido e absorvido. E por último, a energia adicional necessária para atividades e exercícios”, explicou Dunford.

Calorias negativas

Luciana Pepino

“A teoria por trás dos alimentos com calorias negativas é que alguns alimentos têm menor teor de calorias (energia) do que a quantidade de energia necessária para digerir e absorver os alimentos no corpo. Isso parece plausível, em teoria. Mas, na realidade, mesmo os alimentos com menos calorias, como o aipo, contêm mais calorias do que o necessário para serem decompostos e absorvidos pelo corpo”, pontuou Dunford.

Não são todos os especialistas que concordam que existam alimentos com calorias negativas. Tanto que, três especialistas disseram não haver evidências de que existam alimentos com calorias negativas.

“Mesmo o humilde pedaço de aipo, embora seja cerca de 95% água, ainda contém um pequeno número de quilojoules de carboidratos, 65 kJ para ser exato. Embora exista um custo de energia para o seu corpo na digestão dos alimentos, chamado de efeito térmico dos alimentos, isso equivale a cerca de 10% da energia dos alimentos. Portanto, até o aipo adiciona alguns quilojoules à sua dieta. E enquanto é um pequeno número, definitivamente não é um número negativo”, disse Tim Crowe, um especialista em nutrição da Thinking Nutrition.

Mesmo não sendo um alimento de fato, a água fria foi considerada um alimento com calorias negativas. “A água não contém energia e, ao beber água fora das faixas de temperatura corporal, gastará alguma energia para manter a temperatura interna do corpo, ou seja, a chamada água induz ao efeito da termogênese”, pontuou Cornelie Nienaber-Rousseau, especialista em nutrição da North-West University, na África do Sul.

Nesse ínterim, muitos estudos tentaram analisar se esse efeito poderia ser benéfico para a perda de peso. Contudo, a maior parte não encontrou nenhum gasto calórico ou gasto mínimo de calorias depois de beber água fria.

Benefícios

Conquiste sua vida

Então, se esses alimentos com calorias negativas, como por exemplo, o aipo, a toranja e o pepino não fazem com que se perca calorias, por que eles são vistos nas dietas para emagrecer?

“Dietas baseadas nos chamados alimentos de calorias negativas ou para usar o termo mais aceitável ‘alimentos grátis’ não funcionam porque causam um déficit de energia, mas sim porque esses alimentos satisfazem a fome, enchendo o estômago com alimentos que não são densos em energia e, juntamente com o exercício, pode levar a queimar mais combustível do que foi ingerido para criar um défice global de energia “, disse Nienaber-Rousseau.

“Como alimentos como aipo, alface e brócolis podem ajudá-lo a perder peso é que se sua boca estiver cheia de aipo, então não haverá espaço para hambúrgueres e batatas fritas”, ressaltou Crowe.

Portanto, comer os alimentos com essas calorias negativas pode ajudar na perda de peso, fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita. Por conta disso é importante incluí-los não somente quando se está de dieta.

“É importante substituir os itens mais calóricos em um prato em vez de adicionar essas frutas e vegetais às refeições, pois simplesmente adicionando itens saudáveis ​​você aumenta o conteúdo calórico geral. Por exemplo, um cheeseburguer com salada contém mais calorias do que um cheeseburguer sozinho”, concluiu Dunford.

Fonte: Science Alert

Imagens: Nature center, Luciana Pepino. Conquiste sua vida

Lã de vicunha: o tecido mais caro do mundo

Artigo anterior

Por que algumas pessoas tem fobia de dentista?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido