Curiosidades

A lenda da Árvore da Vida, uma conexão entre o céu e a Terra

0

Com certeza, você já deve ter visto alguma imagem que representava a árvore da vida. Ou ao menos, já deve ter ouvido falar sobre isso. A árvore da vida aparece em vários livros e histórias mitológicas, como o próprio nome já diz, estando intimamente ligada à nossa vida e a forma de vivê-la. A árvore da vida inclusive é citada na Bíblia, como a garantia da vida eterna.

Em todas as culturas, o aspecto com que a árvore da vida é citado, está de alguma forma estabelecendo a ligação entre céu e Terra. Entre divino e terrestre. E claro, em todas essas, a árvore possui poderes incríveis. Conheça um pouco mais sobre os mitos a respeito do assunto.

O que a árvore significa

Sempre que vamos desenhar uma árvore, desenhamos alguns elementos básicos. O tronco, os galhos, as folhas e os frutos, e cada um desses elementos possui um significado diferente.

Começando pelas raízes, são elas que dão sustentação a planta. Elas também simbolizam a conexão com a Terra e o sentimento de respeito que temos por tudo que nos fornece. Subindo, os ramos são importantes para o fornecimento de alimento, que através da fotossíntese sustenta toda a árvore. Eles também simbolizam nossa abertura as coisas boas que o mundo tem nos oferecer. Tudo aquilo que é bom, que nos agrada e nos faz bem.

Quanto às folhas, elas representam o alimento, mas também a nossa capacidade de renascer. Mesmo quando as árvores perdem suas folhas, logo depois elas renascem e isso mostra sobre nossa capacidade de cair e se levantar. A busca por alimento e energia são essenciais para promover a cura em todos aspectos possíveis e necessários. Os frutos representam aquilo de melhor que damos aos outros. É tudo aquilo que compartilhamos com o outro, que é resultado do nosso crescimento.

A árvore da vida está muito ligada a nossa vida em si e a forma como vivemos, como você pode perceber.

Lendas sobre a árvore da vida

Apesar de todos os significados que cada parte da árvore tem, a planta em si tem uma representação diferente em cada cultura. Na mitologia persa, por exemplo, aquele que comesse do fruto da árvore da vida poderia ser curado. Mas não só isso, encontraria também a felicidade perfeita e poderia até se tornar imortal.

Já na mitologia nórdica, acreditava-se que na sombra da árvore, ficavam as nornas, as fiandeiras, que são responsáveis por tecer a vida de cada um. Já na mitologia chinesa, a árvore da vida surge a cada 3 mil anos e dá pêssegos que concedem a imortalidade àqueles que comerem.

Em cada uma dessas culturas existe uma representação diferente e também um nome diferente. No entanto, todos eles estão de alguma forma ligados à vida eterna ou ao destino e o modo como vivemos. O que é incontestável é que a árvore da vida está presente no imaginário de todos nós, independente do local de onde viemos. Mas será que essa árvore realmente existe? O que você acha? Nos conte aqui nos comentários! Aproveita e marca aquele amigo que adora ler sobre mitologia e lendas.

Cigarro vs álcool: qual faz mais mal para a saúde?

Matéria anterior

25 sinais que você está em um relacionamento saudável

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos