Notícias

Metade dos brasileiros não sabe o que é a depressão, revela Ibope

0

Um estudo preocupante trouxe à tona um assunto importante e dados preocupantes: a maioria das pessoas não sabe o que é depressão.

Dor na alma, estado de espírito ou tristeza passageira. São muitos nomes que descrevem o mesmo sentimento, oficialmente designado como um transtorno mental e reconhecido como doença psiquiátrica crônica pela Organização Mundial da Saúde.

Na prática, a depressão está ligada a um desequilíbrio de substâncias no cérebro. Podem ser vários neurotransmissores em falta, o que promove o surgimento de sintomas diferentes para a mesma doença.

Entretanto, a falta de informação ou a vergonha ao falar sobre o assunto está gerando entendimentos incorretos sobre o que é depressão.

A pesquisa “Depressão, suicídio e tabu no Brasil: um novo olhar sobre a Saúde Mental”, conduzida em âmbito nacional pelo Ibope, revelou que apenas 47% das pessoas assinalaram corretamente que essa condição se trata de um transtorno mental. Outras respostas comuns envolveram “momento difícil” e “doença da alma”.

Esses resultados foram obtidos a partir de um questionário online, respondido por mais de 2 mil pessoas em 6 estados, a partir dos 13 anos de idade. Com isso, foi possível traçar uma base mais concreta sobre as respostas, que envolviam diferentes perguntas sobre a doença.

Além dos números sobre o que é depressão, 29% dos jovens entre 18 e 24 anos não acreditam que é um transtorno que pode ser tratado como outra doença qualquer. Enquanto isso, 81% das pessoas com mais de 55 anos acreditam no oposto, que se trata de uma doença que precisa de ajuda médica.

Poucos jovens buscariam ajuda

Via Freepik

No entendimento sobre o que é depressão, a resposta é surpreendente, pois não apenas os mais novos têm um entendimento pior, mas também se recusariam a buscar ajuda.

Cerca de 39% das pessoas entre 13 e 17 anos revelou que não se sentiriam seguros para falar com a sua família se recebessem um diagnóstico como esse. Além disso, 49% das respostas indicam que esse mesmo grupo evitaria contar aos colegas de escola.

Esse resultado vai contra o entendimento comum de que as pessoas mais velhas são mais conservadoras em relação a assuntos como o que é depressão e como tratar.

Inclusive, as faixas etárias mais altas estão mais bem informadas sobre o que é preciso para vencer essa condição, como procurar ajuda profissional. Por outro lado, o público feminino parece ter menos tabus.

55% dos homens acham que apenas ter uma atitude positiva pode combater a depressão. Mais que isso, um terço dos entrevistados coloca a culpa da doença na falta de fé ou na força de vontade.

Faltam dados sobre o que é depressão e como tratar

Via Freepik

Além da confusão sobre o que é depressão, clinicamente falando, muitas pessoas também não possuem informações sobre os tratamentos.

No questionário, a resposta correta, que seria a procura por um psiquiatra e remédios prescritos, ficou apenas em terceiro lugar. Enquanto isso, “buscar ajuda de amigos” e ir a um psicólogo ficaram na frente. Embora seja importante realizar essas atividades, passar por um especialista é o principal.

Além disso, no caso de depressão severa, metade dos entrevistados afirmou que não buscariam antidepressivos.

A falta de informações sobre o que é depressão e quais são os tratamentos contribuem para o aumento de casos no Brasil. Nos últimos 10 anos, a taxa de suicídios cresceu 24%, e 90% estavam relacionados com transtornos mentais.

Por esse motivo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a Associação Brasileira de Familiares Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata) promoveram essa pesquisa, para sanar as dúvidas dos usuários e divulgar informações corretas sobre a doença.

Apesar disso, saber o que é depressão possibilita tratar desse transtorno adequadamente, e prevenir quadros mais graves, que coloquem em risco à vida das pessoas que amamos.

Por isso, procure se informar e uma ajuda profissional. Depressão é uma doença, mas tem cura.

 

Fonte: Super Abril

Imagens: Freepik, Freepik

Jogar drogas pela descarga está deixando os jacarés viciados nos EUA, afirma polícia

Artigo anterior

Batatas e berinjelas podem ser usadas no tratamento de câncer

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido