Curiosidades

Mudanças simples para ter sucesso na vida

0

A gestão não é fácil como muitos pensam que é. Há apenas quatro meses, estávamos pulando ondinhas e fazendo resoluções, como de costume com a virada do ano. No entanto, sabemos a dificuldade que é manter essas resoluções em atividade. Caso pense em melhorar suas chances de sucesso, as sugestões de Hirotaka Takeuchi, professor de práticas gerenciais da Faculdade de Administração de Harvard (HBS), nos Estados Unidos, e Ikujiro Nonaka, professor emérito da Universidade Hitotsubashi, no Japão, são interessantes.

Eles são descritos como “lendários especialistas de gestão” empresarial e, provavelmente, não são a primeira opção quando o assunto é vida pessoal. No entanto, eles elaboraram “seis práticas que permitem aos líderes empresariais criar futuros novos e melhores”, segundo contaram em um artigo publicado na revista Long Range Planning.

De acordo com os especialistas, querem “fornecer informações sobre como reformular estratégias para enfrentar um mundo VUCA (caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, na sigla em inglês), recentemente personificado pela pandemia”.

Kata

Reprodução/Olimpíada Todo Dia

“À medida que adquirimos a capacidade de coletar e analisar mais dados com maior rapidez, a tomada de decisões e a resolução de problemas tornam-se cada vez mais complexas”, afirmou Takeuchi.

“Muitas pessoas recorrem à tecnologia para solucionar os problemas modernos, mas, quanto mais a tecnologia avança, cada vez mais raciocínio humano e criatividade são necessários para dar forma a ela e aplicá-la”, segundo ele.

Assim, o especialista em gestão recomenda algo chamado “kata”, praticado nas escolas de artes marciais, para obter o sucesso. Essa palavra descreve a coreografia realizada para aperfeiçoar os movimentos individuais.

Dessa maneira, a ideia é criar uma rotina em que você possa realizar seus afazeres cotidianos com perfeição e quase sem pensar. Takeuchi ainda sugere usar kata para manter os pensamentos e as ações sincronizadas com sua missão.

Os cinco porquês

Um exemplo conhecido de kata são os cinco porquês, criados na década de 1930 por Sakichi Toyoda, fundador da Toyota. Nessa prática, ao encontrar um problema, não pergunte apenas quem é o responsável.

O importante é determinar as causas fundamentais do problema, o que é mais fácil em nível empresarial. Por exemplo, empresas determinam a missão, visão e valores e constroem tudo ao redor disso e, caso encontrem problemas, voltam para essa base.

Para trazer o pensamento para a vida pessoal e ter sucesso, Takeuchi destaca perguntas como:

  • Por que você nasceu? (missão)
  • Que tipo de futuro você quer criar? (visão)
  • O que você valoriza profundamente? (valores)

Considere a diversidade

De acordo com Takeuchi, existe uma tendência, principalmente no Ocidente, de enxergar o mundo de uma forma binária. Isto é, acreditar que as coisas são preto e branco, certo ou errado, bom ou ruim.

“Essa tradição intelectual”, segundo escrevem Takeuchi e Nonaka, “reflete-se nos debates sobre o dualismo, como mente contra o corpo, sujeito contra objeto, racionalidade contra empirismo, materialismo contra idealismo e muitos mais”.

“Em administração, ele é representado por debates sobre máquinas contra seres humanos, análise contra intuição, valor econômico contra social, uso contra exploração, egoísmo contra altruísmo etc.”, segundo ele.

Portanto, se treinarmos a mente para pensar nos diversos elementos, o resultado pode ser uma melhor compreensão do mundo, e, como consequências, mais sucesso.

Tenha mestres

Além disso, os coautores acreditam que a narração de histórias é a forma mais eficaz de comunicar as ideias e promover a compreensão. “As histórias se transformam em um prisma através do qual vivem os seres humanos”, segundo Nonaka e Takeuchi. “O poder da retórica é algo que podemos aprender”, disse Takeuchi.

Com isso, recomendam ouvir ou ler os 10 melhores discursos de todos os tempos ou 10 palestras TED.

Ar livre

exercícios físicos

Pixabay

Dessa forma, o último conselho de Nonaka e Takeuchi para conquistar o sucesso é ter o céu como teto com frequência. Isso porque, para eles, se conectar com a natureza aumenta a nossa avaliação da necessidade de viver em harmonia com ela.

Isso não se trata apenas de um passeio no parque. Por exemplo, eles falam de viajar e conhecer o mercado da rua, já que “é ali que se vê a vida real”. Takeuchi ainda recomenda uma atividade de alta energia ao ar livre. Para ele, o melhor é esquiar. “Não existe nada como descer pela montanha a toda velocidade”, afirmou ele à HBS.

Fonte: BBC

Além do Twitter, veja 8 compras corporativas bilionárias

Matéria anterior

Fatos curiosos sobre Chernobyl

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos