Entretenimento

Nimesulida é proibida em vários países por efeito perigoso que causa

0

Ao pegarmos um resfriado ou sentirmos uma dor de cabeça, na grande maioria dos casos, acabamos nos medicando por contra própria. O que muitas pessoas acabam não se lembrando é que tomar remédios por conta própria, independentemente da finalidade, pode ser bastante perigoso.

Assim, como um dos principais remédios anti-inflamatórios usados no Brasil, a nimesulida é usada para combater dores, febres, desconfortos físicos agudos e cólicas menstruais intensas. Por conta disso, é bem provável que a maioria das pessoas a tenha em casa. Contudo, se automedicar pode gerar desde efeitos colaterais leves, até problemas mais graves devido a interações medicamentosas.

Nimesulida

Superinteressante

Ademais, no caso da nimesulida, poucas pessoas sabem, mas ela é considerada perigosa e chega até a ser proibida em vários países. Segundo estudos, a nimesulida tem a venda proibida em alguns países por ela ser considerada altamente tóxica para o fígado.

Nesse sentido, o blog DROPS, que sempre checa se determinada notícia a respeito da saúde realmente é verdadeira ou não, reuniu várias pesquisas a respeito desse remédio. Com isso, eles confirmaram que esse alerta feito pelas autoridades internacionais a respeito da nimesulida são reais.

De acordo com o levantamento feito, a venda do anti-inflamatório foi vetada em diversos países. Já em países como Estados Unidos e Austrália, o registro do medicamento nem ao menos foi autorizado.

Além desses países, em 2002, a Finlândia e a Espanha suspenderam a comercialização da nimesulida. Os países fizeram isso justamente por conta da toxicidade elevada do remédio ao fígado, que pode causar um quadro que seja fatal.

Tomar com segurança

VIX

Embora exista um risco no medicamento, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) conclui, há 14 anos, que os benefícios da nimesulida superam seus riscos. Mesmo assim, o órgão recomenda que o uso do remédio seja restrito ao tratamento de dores agudas e cólicas menstruais fortes. Além de também não indicar a nimesulida para crianças menores de 12 anos ou pacientes com disfunções hepáticas e/ou doenças crônicas.

Vale ressaltar que a nimesulida não deve ser tomada de forma prolongada. Ou seja, nunca tomar mais do que 15 dias. A quantidade de dias pode variar também. Por exemplo, em Portugal, a recomendação é de sete dias.

Aqui no Brasil, a nimesulida é vendida com prescrição médica, com alerta de contraindicação para pacientes que tenham histórico de reações hepáticas ao produto, pacientes com insuficiência renal e/ou hepática ou menores de 12 anos.

Claro que mesmo que o nosso sistema imunológico tenha a função de combater e eliminar agentes estranhos que entram no nosso corpo, agindo como um escudo e nos protegendo de possíveis doenças e infecções, às vezes, nós precisamos dar uma ajuda para nosso corpo. É então que tomamos remédios para os mais variados fins. Mas precisamos ter cuidado com essa prática.

O acompanhamento médico é de suma importância para o sucesso no tratamento de qualquer enfermidade. Por isso, além de todos os motivos citados, não é recomendável tomar qualquer remédio sem que se tenha o consentimento do seu médico.

Fonte: VIX

Imagens: Superinteressante, VIX

69% das pessoas deixaram de ver TV e migraram para o streaming

Matéria anterior

Michel Lotito: o homem que devorou um avião inteiro

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos