Novo vídeo mostra o robô humanoide Optimus trabalhando em fábrica da Tesla

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesmaio 10, 20244K Visualizações

Conforme o tempo vai passando, os robôs vão ficando cada vez mais inteligentes. Isso pode ser visto em um robô que consegue aprender a tomar decisões sozinho. Atualmente, eles podem fazer coisas que antes eram imaginadas somente nos filmes de ficção científica. Mesmo que isso possa ser motivo de medo e ressalvas por algumas pessoas, esse avanço tecnológico vem para ajudar a humanidade.

E os avanços feitos nesse campo estão longe de acabar ou dar uma desacelerada. Tanto que, em abril, Elon Musk disse para um investidor que a Tesla é uma empresa totalmente a respeito da robótica e inteligência artificial. E uma das vertentes do trabalho dela é esse robô humanoide: o Optimus.

Vídeo

Nessa semana, foi postado um vídeo par mostrar as habilidades do robô. O vídeo foi postado no Twitter com a legenda “Tentando ser útil ultimamente” e mostra o robô fazendo uma atividade repetitiva. Ele está mexendo células de bateria e as colocando em uma caixa. Além disso, no vídeo também é visto Optimus caminhando por uma espécie de galpão e em um escritório.

De acordo com o portal Quartz, nenhuma das tarefas feitas por Optimus é feita com algum senso de urgência e por isso ele levanta a questão de se um robô humanoide realmente é a melhor forma para que elas sejam executadas. Tanto que eles pontuam que a movimentação das baterias poderia muito bem ser feita por uma máquina especializada e isso daria a vantagem da verdadeira automação.

Até porque o robô ainda tem que ser controlado por pessoas usando fones de ouvido VR. No vídeo publicado é possível ver essas pessoas de forma rápida. E a própria Tesla afirmou que a função delas é treinar o Optimus.

Contudo, na visão de Musk, não existirá limites para o mercado de robôs bípedes. E,no caso do Optimus, ele irá poder fazer qualquer tarefa imaginável.

Robô

Olhar digital

A Tesla está fazendo constante evoluções em seu robô humanoide. Tanto que, depois delas, ele ficou mais magro, ágil, mais cuidadoso e também mudou seu nome par Optimus Gen 2.

Para quem tiver interessado em ter esse humanoide da Tesla, ele irá chegar ao mercado por 20 mil dólares, o equivalente a 99 mil reais. Em sua nova atualização, o Optimus Gen 2 teve seu corpo redesenhado, o que diminuiu seu peso em 10 quilos. Agora, ele tem uma cintura mais fina e foi redesenhado para ter um perfil mais estético.

Por mais que o robô ainda seja sem rosto, ele teve sua eletrônica melhorada e os sensores do seu corpo também foram atualizados. Isso deu ao Optimus Gen 2 uma velocidade de movimento aumentada em 30%, principalmente na caminhada.

Até o momento, a Tesla disse que o robô não está pronto para uma dança com movimentos rápidos. Contudo, a agilidade dele para manipular objetos frágeis aumentou muito. Tanto que ele conseguiu manusear um ovo de forma precisa. Para se ter uma ideia, o robô chegou a trocar o ovo de mão e colocar em uma panela para ferver.

Ele também ganhou uma equilíbrio maior com uma perna só. Agora, ele pode agachar de forma segura.

Tudo isso mostra que o robô da Tesla está no caminho para se tornar uma máquina de uso doméstico e comercial. Entretanto, ainda não é sabido se Musk quer usar o Optimus em uma linha de montagem. De acordo com os cálculos feitos pela empresa, existe uma demanda global por bilhões de unidades.

Contudo, custando o mesmo que um carro de entrada nos EUA, o robô ainda é muito caro para uma demanda tão alta. No entanto, as pessoas podem tê-lo em menor escala como um empregado doméstico ou companheiro no dia-a-dia.

Fonte: Época negócios, Notícias automotivas

Imagens: Twitter, Olhar digital

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...