Entretenimento

O Chaves morava mesmo no barril?

0

Chaves, ainda nos dias de hoje, é um sucesso, principalmente se você foi uma criança nos anos 1990, aqui no Brasil. Mas o seriado é mais antigo do que isso. O seu primeiro episódio, por exemplo, foi ao ar em 20 de junho de 1971, no México. O programa encanta e conquista por sua genialidade, inocência e, claro, pelas mensagens que aborda por detrás de suas histórias.

No Brasil, Chaves estreou na programação do SBT em 24 de agosto de 1984. Desde então, o programa foi um dos grandes sucessos da emissora, sempre garantindo uma grande audiência, independente da hora que passasse.

Quem iria pensar que um programa, em que adultos interpretam crianças de oito anos, daria tão certo? Os personagens da vila têm um lugar especial no coração das pessoas, e quem se encantou por eles quando criança, ainda os guarda na memória.

Chaves

Diário de Pernambuco

O sucesso de Chaves foi tanto que, o programa ficou no ar por impressionantes 36 anos e só parou de ser exibido por conta de uma disputa judicial envolvendo a família de Roberto Bolaños, que era o criador do seriado e o intérprete do personagem principal.

O mais curioso foi que o SBT não tinha ideia de que os brasileiros iriam gostar tanto assim de Chaves. Até porque, o seriado veio junto com um pacote de atrações da Televisa que a empresa de Silvio Santos tinha comprado.

Com isso, Chaves, Chiquinha, Quico, Seu Madruga, Seu Barriga, Dona Florinda, Dona Clotilde e professor Jirafales conquistaram o coração de todos várias e várias vezes.

E por mais que os episódios do seriado já tenham sido exibidos várias vezes no SBT, e muitas pessoas já saibam de cor o enredo deles, ainda existem alguns mistérios com relação ao programa.

Como por exemplo, se Chaves realmente seria o nome do personagem. E, pasmem, não é! Prestando atenção nos episódios da série, em uma cena em que o Senhor Madruga diz que não se deve dar apelidos às pessoas, sua filha, Chiquinha, então pergunta qual o verdadeiro nome do personagem. No entanto, a cena continua com um mistério, pois quando Chaves vai revelá-lo, é atrapalhado.

Onde mora?

El País

Um dos maiores mistérios diz respeito à verdadeira casa de Chaves. O menino é frequentemente visto dentro do seu icônico barril. Mas será que ele realmente mora ali?

Nesse ponto, a história do seriado se mistura com a trajetória dele na televisão mexicana. Isso porque, antes de Chaves fazer parte do catálogo da Televisa, o programa, que era um dos quadros pertencentes ao Programa Chespirito, pertencia à Televisión Independiente de Mexico (TIM), emissora que ficava no canal 8.

Por conta disso, as pessoas chamavam o programa de “El Chavo del Ocho”, “O Chaves do 8” em português. No começo, o nome fazia referência ao canal onde o programa podia ser assistido. Contudo, depois que a TIM passou por uma fusão com a Televisa, o Programa Chespirito parou de ser exibido.

Então, para que o nome, que já tinha se popularizado, fosse mantido, o programa começou a fazer referências de que, na realidade, o endereço de Chaves era a casa número 8 da vila, mesmo que a casa nunca tenha sido mostrada.

Portanto, o barril de Chaves, teoricamente fica em frente à sua verdadeira casa. Por isso, o objeto não é realmente onde o menino mora, mas sim um lugar onde ele gosta de passar seu tempo, segundo a versão oficial da produção.

História

El País

Agora, sabendo que Chaves mora na casa 8, vem outra pergunta: por que ele não paga aluguel? Todos os moradores da vila pagavam aluguel de suas casas diretamente para o Senhor Barriga, que, vez ou outra, aparece naquela vizinhança, para cobrá-los. Chaves era o único ‘inquilino’ da vila que não pagava aluguel.

Contudo, ainda é um mistério para muitos o motivo pelo qual Chaves não paga aluguel e porque ele fica sozinho. Tudo isso, na verdade, é respondido no livro “El Diario del Chavo del Ocho”, escrito por Roberto Gómez Bolaños e que foi lançado em 1985.

Todos sabem que Chaves era órfão, porém, muitos não sabem a história de vida do personagem antes do período apresentado na série. De acordo com o livro do Bolaños, o criador e intérprete de Chaves, bem como do personagem Chapolin Colorado, a mãe do menino sempre o deixava numa espécie de creche para ir trabalhar.

Em um triste relato, Bolaños conta que a mãe do personagem o deixava neste lugar até o fim do dia, quando voltava de seu trabalho. Quando essa mãe era questionada sobre quem era seu filho, ela nunca apontava para Chaves. Assim, Chaves acabou concluindo que aquela mulher não era sua mãe. Talvez, sua verdadeira mãe tivesse o esquecido ali porque trabalhava muito e estava sempre cansada.

Por conta disso, Chaves foi morar nas ruas e acabou encontrando um lar na vila. Para evitar que o menino ficasse ao relento, Sr. Barriga o deixou morar na Casa 8. Dessa forma, o menino órfão nunca precisou pagar aluguel. Além do mais, seu barril acabou se tornando seu esconderijo. E para aqueles que não sabem bem onde ela está localizada, a Casa 8 fica no corredor, entre os dois pátios da vila.

Fonte: Aventuras na história, Blasting news 

Imagens: El País, Diário de Pernambuco

Mitos comuns sobre o corpo humano

Matéria anterior

Meteoro explode no céu de cidade do Rio Grande do Sul

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos