Curiosidades

O dilúvio de cerveja em Londres

Tower Bridge Londres
0

Existe uma lista de cidades que são tão frequentadas e sonhadas ao redor do mundo que se eu te perguntasse qual cidade você gostaria de conhecer hoje, você provavelmente responderia uma das integrantes da lista. Sem dúvida, milhões de pessoas querem conhecer Londres por diversas razões. 

Pode ser que você seja um amante de história e queira conhecer a capital que já foi palco e esteve envolvida nos momentos mais importantes da história da humanidade. Ou então você talvez seja um amante de pubs e queira curtir tudo que Londres tem para oferecer culturalmente.

Seja qual for seu motivo, a cidade é a mais populosa de toda a União Europeia, enquanto ainda era parte dela. Sem falar que Londres recebe 30 milhões de visitantes todos os anos. 

Sendo assim, é de se imaginar que uma cidade tão incrível tenha coisas inimagináveis acontecendo e detalhes que a maior parte das pessoas não conhecem. Veja algumas curiosidades bizarras sobre Londres!

Fryscraper

Começando por um prédio bem interessante pela arquitetura ou importância histórica? Não! O prédio é o 20 Fenchurch Street, prédio Walkie Talkie ou Fry Scraper. Esse último é uma brincadeira que fizeram com o termo em inglês para arranha céus que é skyscraper.

Mas o que fry, ou fritar, tem a ver com isso? Acontece que observaram logo durante a construção que os carros estacionados em uma certa região ao seu redor tiveram algumas partes derretidas.

Isso aconteceu porque a luz solar reflete no prédio e, por conta da inclinação, os raios convergem e são direcionados para os carros. Então, com a temperatura altíssima, algumas partes derretem. Ou seja, essa luz é cinco vezes mais clara que o sol e chega a 91oC! Alguém até colocou uma panela para fritar um ovo no local. Claramente, deu certo. 

Para controlar esse problema, instalaram um toldo permanente nos andares que recebem essa luz. Mas, o formato do prédio não é problemático só por isso. O vento que bate ali também acaba se intensificando e ficando tão forte que as pessoas são derrubadas! Se você quiser conhecer o prédio, pode visitar o sky garden que fica lá.

Corrida maluca

Tower Bridge Londres

Wikimedia Commons

A próxima curiosidade é uma que aconteceu em um dos pontos turísticos mais vistos do mundo: o Tower Bridge de Londres. Em 1952, o responsável por tocar o sino que sinalizava que a ponte ia ser erguida não fez seu trabalho.

Então, o motorista de ônibus que estava passando ali na hora que a ponte estava sendo levantada acelerou muito. Por sorte ou habilidade, ele conseguiu passar por cima quando já tinha um vão de 6 metros.

Para piorar, isso não aconteceu no final do expediente com o ônibus vazio. Vinte passageiros presenciaram essa cena, tomados por medo. Contudo, ninguém se machucou e chamaram o motorista de herói da cidade.

Dilúvio de cerveja

A última curiosidade tem a ver com cerveja, muita cerveja. Em outubro de 1814, uma das maiores cervejarias de Londres pagaram o preço por não seguir as medidas sanitárias. Duas válvulas deram problema e um tonel gigante explodiu na The Meux e Brewery Company.

Eram 145 mil galões imperiais, que dão 610 mil litros de cerveja. Isso causou a ruptura de outras cubas no edifício, o que resultou em um efeito dominó. Ao final, mais de 623 mil galões imperiais, ou 1,47 milhão de livros de cerveja estouraram e jorraram pelas ruas da região.

Dessa forma, o dilúvio de cerveja chegou a destruir duas casas e desmoronou um pub, matando uma adolescente chamada Eleanor Cooper. Já oito pessoas morreram afogadas na enchente. Contabilizaram 18 mortes no total.

A cervejaria foi levada ao tribunal, mas o caso foi considerado um “ato de Deus”, então não levaram a culpa. O local foi demolido e hoje você pode ver o Dominion Theatre em seu lugar.

Novas reações nucleares são registradas em Chernobyl

Matéria anterior

Seis irmãos albinos entram para o Guinness

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos