Mundo afora

O que a lei do Catar diz sobre o consumo de álcool?

0

Se você não quer ser preso por beber álcool no Catar, é bom ficar de olho no que diz a lei do país sobre beber em público. Essa foi uma das maiores polêmicas entre os torcedores e turistas que foram assistir à Copa do Mundo 2022, que se surpreenderam com a notícia de que não poderiam aproveitar uma boa cerveja no estádio.

A FIFA anunciou essa proibição em suas redes sociais no dia 18 de novembro, para que os turistas pudessem se preparar e, claro, conhecer as leis oficiais do País que está sediando a copa.

A Lei do Álcool no Catar diz que é expressamente proibido beber em público. Se alguém for encontrado bêbado, deverá pagar multas pesadas e até mesmo cumprir pena na prisão. As punições variam conforme a gravidade:

  • Beber em público ou abrir uma loja comercial de álcool: Prisão de 6 meses e multa de 3 mil QT, moeda do Catar;
  • Estar bêbado nas estradas e locais públicos: Prisão de 6 meses e multa de 3 mil QT;
  • Dar bebida alcoólica para menores de idade: Prisão de 3 anos e multa de 10 mil QT;
  • Importar ou exportar bebidas alcoólicas: Prisão de 3 anos e multa de 10 mil QT;
  • Vender ou comprar bebida alcoólica para fins de consumo ou revenda: Prisão de 3 anos e multa de 10 mil QT.

Como você pode ver, as leis de álcool no Catar são severas, e acabaram com os planos dos torcedores estrangeiros que queriam aproveitar os jogos da Copa com sua cerveja.

É possível beber no Catar?

A resposta é sim! O consumo de álcool no Catar é liberado desde que a compra seja feita em fornecedores autorizados e credenciados pelo governo. Além disso, turistas e residentes não muçulmanos devem beber em particular, sem incomodar outras pessoas.

Atualmente, existem vários bares, clubes e restaurantes licenciados para atender hóspedes com mais de 21 anos que estejam em viagens. A compra de bebida individual está autorizada para consumo doméstico, controlado e longe dos olhares públicos. Ou seja, você pode ir até o bar e comprar cerveja, mas sozinho.

Além disso, pessoas que querem se reunir para beber precisam passar por um sistema de permissão, e fazer isso no local certo. Grupos de turistas ou residentes que forem encontrados fora das zonas autorizadas também terão problemas com multas.

Para consumo em público, é possível comprar marcas sem álcool em supermercados regulados. Marcas como Budweiser, Bundaberg e Efes são comuns no Catar, vendidas da mesma forma.

Onde comprar álcool no Catar?

Via PBS

Está no Catar e quer comprar álcool? Você deverá procurar lugares autorizados para turistas não muçulmanos, como bares credenciados, clubes de bebida e até mesmo os hotéis que receberão os estrangeiros.

Restaurantes convencionais não podem servir álcool nas refeições, mas alguns hotéis conseguem distribuir bebidas e cerveja nos saguões e serviços de quarto, por exemplo.

Além disso, mesmo estrangeiros precisam comprovar que têm mais de 21 anos para beber, e apresentar sua licença ou documento oficial.

Nos estádios, durante a copa, as bebidas alcoólicas serão vendidas para os torcedores pelos distribuidores FIFA Fan Festival, além de acompanhar turistas que foram com pacotes de viagem ou excursões, por exemplo.

As bebidas alcoólicas mais comuns, incluindo cerveja, não estarão disponíveis para venda ao redor dos perímetros dos estádios da Copa do Mundo. No entanto, quem quiser consumir bebida sem álcool, pode comprar dentro dos estádios e de vendedores ambulantes.

Se você é turista e está procurando álcool no Catar, pode encontrar com menos facilidade do que no Brasil, mas conseguirá aproveitar suas bebidas também, desde que se atente às leis.

Por via das dúvidas, evite ser pego bebendo em público, ou deverá pagar uma multa salgada e até mesmo correr o risco de ser preso! Nesse caso, aproveite com moderação.

Fonte: Dohaguides

Imagens: PBS

Imagem chocante mostra explosão verde em lago no Canadá

Artigo anterior

Os experimentos para provar que vivemos em uma simulação

Próximo artigo