O que acontece com os implantes de silicone quando uma pessoa é cremada?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      10/09/15 às 18h51

Segundo uma pesquisa divulgada em 2015, 6 em cada 10 mulheres têm vontade de colocar uma prótese de silicone ou fazer algum tipo de cirurgia estética para modificar o corpo.

Seios grandes, bumbum empinado ou "na nuca", como muitos dizem, coxas torneadas e por aí vai. Os lugares mais cobiçados pelas mulheres e homens para se colocar silicone você já tem mais ou menos uma ideia.

Existem famosas, por exemplo, que possuem algumas partes do corpo tão avantajadas que parece que elas já colocaram uma prótese, mas na verdade não é. É tudo natural. E já mostramos essa lista para você aqui no site da Fatos Desconhecidos (Clique aqui e veja a matéria).

O silicone é uma prótese desenvolvida para "preencher" algumas partes do corpo de pessoas que desejam dar um pouco mais de volume ao que desejam. E o que acontece com os implantes de silicone quando uma pessoa é cremada?

silicone

A cremação consiste em colocar os corpos mortos em fornos e incinerar em alta temperatura, fazendo com que os cabelos, ossos e carne virem cinza. Quando cremam uma pessoa com silicone, uma gosma pegajosa fica deixada para trás.

Quando um cadáver é cremado(em uma temperatura de 1.500ºC) toda a matéria orgânica desaparece, só que os implantes de silicone suportam o calor, virando uma espécie de pasta gosmenta.

cremacao

Em corpos que possuem marca-passos, por exemplo, o item pode explodir por conta do calor e, por isso, eles são removidos antes da cremação. Alguns crematórios não gostam de cremar os corpos com as próteses e insistem na remoção das próteses de mama por algum embalsamador ou cirurgião. A intenção é facilitar o processo de limpeza um pouco menos complicado.

Alguns países costumam usar um caixão para a cremação e a família não tem permissão para acompanhar o cadáver do ente querido na câmara de cremação. Muita gente prefere, geralmente, colocar as cinzas em um cemitério, manter em casa, espalhar em um jardim ou mesmo depositar em alguma caixa.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+