Curiosidades

O que é a síndrome do pânico? Condição que Wanessa Camargo tem

0

síndrome do pânico está entre os transtornos de ansiedade mais comuns nas pessoas. Infelizmente, o número de pessoas que sofrem com isso vem aumentando ano após ano. Recentemente, essa síndrome voltou ao foco depois que a cantora Wanessa Camargo anunciou sua separação depois de 17 anos casada. Junto com o anúncio, as pessoas reviveram a informação que ela revelou em 2021 que tem síndrome do pânico.

“No primeiro momento em que tive crise de pânico, com 21 anos, foi muito mais difícil, porque meus pais viram eu me transformar num bicho do mato assustado e não entendiam de onde vinha aquilo. Quando me colocaram numa terapeuta, isso me ajudou a explicar”, disse ela na época.

De acordo com a cantora, ela foi diagnosticada com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e que na terapia descobriu que sua mãe também teve crises de pânico. Durante a pandemia, a condição de Wanessa se agravou e fez com que ela voltasse a ter crises.

Síndrome do pânico

Alyne Mendonça

A síndrome do pânico é uma doença, e as crises de pânico são um dos seus sintomas. Essa condição faz com que as pessoas sofram crises inesperadas de desespero e medo intenso a todo o momento. Quem sofre dela, fica esperando e temendo que algo de ruim aconteça a qualquer momento. Não é preciso ter um motivo para isso ou sequer um sinal de perigo. A cabeça convence o indivíduo de que alguma coisa extremamente ruim acontecerá.

De acordo com Elton Kanomata, psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein, as crises são episódios, ataques que a pessoa pode ter de repente e pode ter vários sintomas.

O interessante é que, mesmo as pessoas que não tenham transtornos psicológicos estão sujeitas a sofrerem um ataque de pânico em algum momento da vida. O que pode desencadear uma crise de ansiedade são situações em que a pessoa presencia ou vivencia uma situação de muito estresse ou tem dificuldade de lidar e assimilar informações estressantes.

Crises

Clínica Dietrich

As crises de pânico podem ser geradas por algumas situações traumáticas ou violentas, como por exemplo um assalto, sequestro ou luto. Dentre os sintomas dessas crises estão palpitação, coração pulsando forte ou acelerado, suor, tremores, falta de ar, sensação de desmaio, náusea ou desconforto abdominal, formigamentos, dor ou desconforto no peito, calafrios e sensação de calor, sentimentos de irrealidade, despersonalização (sentir-se fora de si mesmo), medo de perder o controle ou enlouquecer e medo de morrer.

O tratamento para quem sofre com a síndrome do pânico envolve o uso de medicamentos e psicoterapia. Além disso, os médicos também recomendam que as pessoas façam algumas mudanças em seu estilo de vida. Como por exemplo, incluir atividades físicas na rotina e ter hábitos alimentares mais saudáveis.

Saúde mental

CCR

Além de Wanessa ter compartilhado sua história com a síndrome do pânico, vários outros famosos também têm falado mais abertamente sobre saúde mental e os problemas que eles enfrentam.

As pessoas estão se sentindo mais confortáveis em debater sobre o assunto e procurar ajuda justamente por entenderem o quão importante é ter e manter um equilíbrio emocional.

A saúde mental está diretamente ligada à maneira como você se sente e sua capacidade de lidar com os altos e baixos da vida. Estar em sintonia com você mesmo faz que você encontre o equilíbrio e desfrute de uma sensação de bem-estar, onde você se sente capaz e confiante para enfrentar os seus desafios.

Por ter uma importância gigantesca e poder ser, literalmente, uma questão de vida ou morte, quebrar esse tabu é de extrema importância. Então, quando celebridades falam a respeito disso, traz uma luz para o assunto e uma quebra de estigma sobre doenças mentais.

Fonte: UOL

Imagens: Alyne Mendonça, Clínica Dietrich, CCR

Modelo gastou R$ 265 mil em cirurgias para dobrar o tamanho dos seios

Matéria anterior

Aranha gigante vira animal de estimação de australiano

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications