icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


O que é essa bola de luz misteriosa que assustou os australianos?

POR Erik Ely EM Ciência e Tecnologia 23/06/20 às 16h32

capa do post O que é essa bola de luz misteriosa que assustou os australianos?

No dia 15 de junho, uma bola de luz foi vista na Austrália. De acordo com a ABC News, a bola de fogo azul foi vista por volta de uma da manhã. Dessa forma, o evento astronômico confundiu a comunidade científica. Sendo gravado em quase todo o país, o vídeo do fenômeno mostra que a bola de fogo possui uma coloração laranja ou amarela e uma pequena cauda. No entanto, logo em seguida, ela se transforma em uma bola de fogo azul.

De acordo com Glen Nagle, da estação de rastreamento CSIRO-NASA em Canberra, capital do país, "foi uma observação realmente espetacular". Contudo, não somente Glen foi contemplado pela beleza do fenômeno, mas também toda a região de Pilbara, além de também, partes do norte e sul do país, afirmou Nagle.

Como a bola de fogo mudou de cor?

Até o momento, os cientistas ainda não sabem ao certo o que era o objeto que estava queimando na atmosfera e criou o show de luzes brilhantes. De toda forma, é possível levantar algumas possibilidades sobre o que se tratava o objeto. Segundo alguns astrônomos amadores, o objeto poderia ser resultado de detritos criados pelos próprios humanos. Desse modo, os detritos podem ser resultado de um recente lançamento de foguete.

Entretanto, essa pode ser uma possibilidade improvável. Isso porque, o lixo espacial não volta para a Terra como uma bola de fogo. Ao invés disso, "o que costumamos ver se parece com estalos e faíscas", afirma, Renae Sayers, embaixadora da pesquisa no Centro de Ciência e Tecnologia Espacial da Universidade Curtin, na cidade de Perth. "Isso se deve ao fato de haver coisas queimando. Então, você tem painéis solares espalhados por todo o lugar e pedaços de metal se movimentando", afirma a pesquisadora. Dessa forma, a bola de fogo continua sendo um mistério para a ciência.

Um fenômeno semelhante já foi visto antes

Diferente do lixo espacial, a bola de fogo que foi vista na Austrália deslizou suavemente pelo céu. Sendo assim, há mais chances de que ela se um objeto natural do espaço. Além disso, de acordo com Nagle, a cor azul indica um altor teor de ferro em sua composição. Em uma rápida comparação, muitas rochas espaciais que sobrevivem à passagem pela atmosfera da Terra também são ricas em ferro. Assim, o objeto pode ser uma espécie de meteorito ou um núcleo de um asteroide antigo.

Em 2017, um outro meteoro criou um efeito semelhante a bola de fogo observada na Austrália. Esse meteoro se tornou notável por sua duração, de aproximadamente um minuto e meio, que é muito acima do previsto para um objeto assim.

Meteoros que brilham o suficiente para serem vistos como bolas de fogo são extremamente raros. Porém, esse tipo de efeito é mais comum em rochas espaciais. Segundo a NASA, cerca de 48,5 toneladas de material meteorológico caem na Terra todos os dias. No entanto, a maioria das rochas espaciais se desintegra completamente na entrada no país, mas, nos raros casos que passa da atmosfera, se torna do tamanho de uma pedra.


Próxima Matéria
Via   Live Science  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest