Entretenimento

O que é o power nap?

0

Aproximadamente 85% das espécies de mamíferos possuem hábitos de tirar um cochilo durante o dia. No entanto, os seres humanos possuem hábitos monofásicos, pois dormem apenas em um período do dia, normalmente à noite. Por causa disso, estudos recentes indicam a importância de um power nap.

O power nap, ou cochilo intenso, pode estar ligado a diversos fatores, inclusive na melhora da criatividade. Pensando nisso, grandes empresas como o Google, Hubspot, Spotify, Github e Wrapp estão implementando salas mais calmas e confortáveis em seus escritórios para que seus funcionários possam tirar uma sonequinha.

Mesmo que existam muitos estigmas relacionados à tirar cochilos na metade do dia, alguns líderes e estudiosos já usavam esse método. Entre eles estão Leonardo da Vinci, Napoleão Bonaparte, Thomas Edison, Winston Churchill e John Kennedy.

Benefícios do power nap

Reprodução

Um dos principais benefícios dessa técnica, segundo estudo realizado na Universidade de Hiroshima, é o aumento de performance e restauração do estado de alerta. Além disso, pesquisadores constataram que as pessoas que cochilavam 20 minutos possuíam maior autoconfiança em comparação às que não tiravam. Em concordância, a National Sleep Foundation (Fundação Nacional de Sono nos Estados Unidos) recomenda que se tire cochilos de 20–30 minutos. Na pesquisa, é citado um estudo da Nasa realizado com pilotos, militares e astronautas, em que os resultados mostram que eles podem melhorar a performance em 34% e os níveis de alerta em até 100%.

Além disso, a power nap pode ter benefícios relacionados à diminuição da tensão muscular devido ao relaxamento do corpo durante a ação, assim como a pressão arterial reduzida, e melhor controle emocional, que diminuem a raiva, o choro, a ansiedade e a frustração.

Outro benefício é a redução de doenças cardíacas. Segundo o pesquisador Dimitrios Trichopoulos, autor do estudo feito com 23 mil adultos, a prática de um cochilo na metade da tarde, por pelo menos 3 vezes na semana, pode reduzir a chance de ataques cardíacos em 37%. “Tirar um cochilo pode se tornar uma arma importante no combate contra a mortalidade coronária.”

Precauções com as sonecas

ABNEURO

Apesar dos benefícios de tirarmos uma soneca, é importante ressaltar alguns pontos não tão positivos assim. Entre eles, o power nap pode induzir inércia do sono, que é a vontade de ficar dormindo. Isso pode ocorrer quando dormimos mais de 30 minutos durante a tarde. Por isso, é recomendado que os cochilos durem entre 15 e 30 minutos.

Além disso, cochilos de mais de 40 minutos podem influenciar no sono à noite. Por isso, o cochilo produtivo deve ter duração de no máximo 30 minutos, e deve ser realizado em um local agradável, pois isso influencia diretamente na qualidade do sono.

Outro fator importante é se desligar do mundo, se possível, colocar o celular no modo avião e tirar esse período de “férias”. Já para não ultrapassar o tempo total, programe um despertador.

Por fim, o mais importante é relaxar o corpo e a mente para ficar totalmente descansado para enfrentar o resto do dia.

Fonte: Medium, Runtastic

7 mitos sobre alimentação que você tem que parar de acreditar

Matéria anterior

Passamos o limite seguro de uso de produtos químicos sintéticos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications