Curiosidades

O que pode acontecer com a elevação da temperatura da Terra?

0

O mundo está ficando mais quente e temos provas incontestáveis. Julho de 2019, por exemplo, foi um dos meses mais quentes já registrados. As temperaturas em quase todos os lugares da Terra foram maiores nos últimos 10 anos, comparando com 1880-1900. E fica pior: a tendência é que os níveis de calor aumentem, caso a situação climática continue do jeito que está. Esses conjuntos de dados foram obtidos por meio do ERA-Interim, que é um sistema apurado e detalhado que cobre o período de 1979 até os tempos atuais. A partir do entrecruzamento estatístico, foi possível vislumbrar o progressivo aumento de temperatura em diferentes localidades e fazer previsões para as próximas décadas. A situação não está favorável e, por isso, recorremos à seguinte pergunta: o que pode acontecer com a elevação da temperatura da Terra?

A Berkeley Earth é uma organização independente e sem fins lucrativos. É sediada em Berkeley, Califórnia, com foco na análise de dados de temperatura do globo terrestre. Quando havia dados insuficientes para alguns locais, medições de estações próximas foram usadas para calcular a média. Berkeley Earth também conseguira ajustar o calor das cidades ou dos movimentos da estação meteorológica.

Entretanto, os dados de Berkeley Earth aparecem na forma de “anomalias”. Esta é uma medida frequentemente usada em ciência do clima, mostrando a diferença da temperatura média de um período de referência. Geralmente, cobrindo 30 anos. Com a nova análise, os responsáveis queriam mostrar as temperaturas reais de cada cidade mais do que anomalias.

O que pode acontecer com a elevação da temperatura da Terra?

Os cientistas alertaram que devemos limitar a elevação da temperatura global para 1,5 graus. Caso contrário, podemos vivenciar os piores impactos da mudança climática. Isso é comparado com as temperaturas em 1850-1900, antes da industrialização generalizada.

Porém, temos dados que atordoam: A Terra já aqueceu cerca de 1º C desde então.Pode não parecer muito, mas a situação pode desencadear um efeito borboleta capaz de transpor uma verdadeira mudança catastrófica.

Inclusive, o termo “mudança catastrófica” foi utilizado pelo principal órgão internacional sobre aquecimento global, o IPCC. Em projeções futuras, podemos averiguar o pior cenário possível. Caso as emissões continuem sem controle ao longo do século XXI, o aumento de temperatura pode alcançar de 3º C a 5º C até 2100.

Consequências e a questão do Ártico

O que pode acontecer com a elevação da temperatura da Terra? Os níveis do mar vão subir, arriscando o deslocamento de centenas de milhões de pessoas. Também enfrentaremos condições climáticas mais extremas, como secas, ondas de calor e chuvas fortes. Nossa capacidade de cultivar arroz, milho e trigo estará em risco.

O Ártico é altamente sensível aos efeitos da mudança climática. Está aquecendo duas vezes mais rápido que o resto do mundo. Além disso, ele é visto como uma espécie de “mina de carvão” para os impactos do aquecimento global. A situação do mundo todo se agrava quando as temperaturas no Ártico começam a se tornar inconstantes e elevadas.

Como outras regiões do mundo, o Ártico está vendo um aumento nas temperaturas do ar e da água. Mas o Oceano Ártico está coberto de gelo marinho que derrete no verão e congela novamente no inverno. Nas últimas décadas, o gelo está derretendo mais rápido do que o congelamento no inverno, fazendo com que ele diminua. Isso está contribuindo para a grande mudança de temperatura no Ártico, em comparação com o resto do mundo.

Nova série animada da Arlequina pode reformular nossa visão sobre a personagem

Artigo anterior

Tente acertar qual é o filme de Velozes e Furiosos vendo apenas uma imagem [Quiz]

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido