O que são as listras brancas que aparecem em dia de céu limpo?

POR A redação    EM Curiosidades      18/06/15 às 16h41

Já reparou naquelas listras brancas que aparecem no céu? Sei que a vida de todo mundo está corrida, tem que levar criança no colégio, se preocupar com o relatório pra ontem no emprego e dar um jeito de pagar todas as contas no final do mês. Mas na próxima vez que for passear com o cachorro ou sair para almoçar, se dê um tempo e olhe para o céu. Garanto que elas estarão lá.

O tópico já gerou muita discussão e várias teorias da conspiração dizem que o governo americano ordena que jatos liberem compostos químicos, que ao entrarem contato com a população servem como um mecanismo de controle mental - woooooooow! Sério que tem gente que pensa assim -.

Então depois de muitas dúvidas e teorias, hoje vamos responder o que são aquelas listras brancas no céu. Você pode acreditar, ou se unir ao grupo de teorias de conspiração mais próximo.

A verdade

]

Como todos sabemos, um avião não deixa nenhum rastro de fumaça quando decola ou quando está voando baixo, mas a história muda quando está muito alto no céu. Aviões soltam vários produtos para se manterem no ar, isso inclui vapor de água, pedaços de carbono, alguns compostos como metano e algumas impurezas de metais.

Quando a aeronave está acima de 30 mil pés a temperatura externa fica abaixo de -40 graus. O que faz com que o vapor de água liberado instantaneamente se transforme em cristais de gelo. Isso deixa uma trilha branca que, normalmente, se transforma em vapor novamente e some bem rápido. Porém, nas aeronaves que voam ainda mais alto, essas listras tendem a durar mais tempo para que possam voltar a ser vapor. E com a ajuda do vento, essas linhas se tornam longas e distorcidas no céu.  Se a massa de ar estiver muito úmida, a tendencia dessas listras é serem ainda mais grossas.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+