História

Os canudos mais antigos eram usados para cerveja

Canudos sumérios
0

Hoje em dia, o debate sobre o uso de canudos se tornou recorrente. Nos últimos anos, vimos diferentes tipos de canudos sendo produzidos por conta disso, variando entre aqueles clássicos de plástico, de vidro, papel e metal. Nesse último caso, muitas pessoas foram zombadas por carregarem esses canudinhos de alumínio, até que se tornou mais comum.

Mas, o que você não sabia é que tomar sua bebida com um canudo de metal é muito mais tradicional do que um canudo de plástico. Isso porque os canudos mais antigo já encontrados eram bem parecidos com os de metal!

Recentemente, pesquisadores encontraram tubos longos prateados ou dourados, os identificando como os canudos mais velhos do mundo. Então, o que um humano da antiguidade tomava com esse canudo? Não era água! Muito provavelmente era cerveja.

Canudos sumérios

Science X/Cambridge University Press/Antiquity (2022). DOI: 10.15184/aqy.2021.22

Canudos mais antigos da história

Canudos sumérios

Science X/Cambridge University Press/Antiquity (2022). DOI: 10.15184/aqy.2021.22

Um estudo publicado na Antiquity pela Universidade de Cambridge detalhou que os pesquisadores encontraram os canudos em 1897, prova de que o conhecimento científico nunca para de evoluir. Assim, descobriram os itens da Idade do Bronze da cultura Maikop, do norte do Cáucaso. Segundo os cientistas, o Maikop kurgan é um dos locais de enterro pré-histórico mais ricos, e contém centenas de objetos preciosos, incluindo, claro, o canudo mais antigo da história.

A pesquisa defende que uma re-examinação dos objetos sugere que eram usados como tubos para consumir cerveja de forma comunal. Além disso, tinham filtros integrados que removiam impurezas. Se for o caso, o material oferece as evidências mais antigas de consumo de líquido por tubos, uma prática que se tornou comum em ceias do terceiro e segundo milênio a.C.

Já imaginou tomar sua cerveja com tubos de ouro e prata? Os sumérios sabiam o que estava fazendo! Dessa forma, a pesquisa também mostra que é possível encontrar esses tubos em obras de arte, com vários canudos sendo colocados em um copo compartilhado.

Esse estudo com os canudos mais antigos oferece informações interessantes tanto de uma perspectiva arquelógica, quanto cultural. Sendo assim, evidencia a importância de banquetes ritualísticos no início da cultura de consumo de bebidas.

Então, antes mesmo de conduzir a pesquisa, os cientistas não imaginavam que em um local de enterro de elite, os principais itens não seriam armas ou joias, mas sim canudos precisos para cerveja.

Rover perfurou buracos em Marte e encontrou uma coisa estranha

Artigo anterior

Por que as antas correm risco de extinção?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido