Curiosidades

Panela de pressão explode, destrói fogão e faz tampa ficar presa no teto

0

A cozinha talvez seja um dos locais mais visitados por todas as pessoas de uma casa. Ela é um lugar de união, relaxamento, e claro, de comer. Para muitos, a cozinha é o cômodo favorito da casa. No entanto, esse cômodo pode ser mais perigoso do que se imagina, ainda mais quando tem envolvido um dos utensílios mais temidos: a panela de pressão.

Nesse caso que aconteceu em Anápolis, cidade a 55 quilômetros de Goiânia, uma panela de pressão explodiu, destruiu um fogão e deixou uma família toda assustada. Em um vídeo é possível ver o fogão todo estraçalhado e a tampa da panela presa no forro da casa.

A panela explodiu enquanto a avó de Natália Cristine Dutra Silva, de 22 anos, estava cozinhando feijão para o almoço de domingo da família. De acordo com Natália, sua avó estava de costas para a panela. Por isso, felizmente não se feriu.

Caso

“Ela estava virada de costas para o fogão quando a panela explodiu. A explosão foi tão forte que a pedra de mármore da bancada quebrou e a tampa foi parar no teto”, contou ela.

O vídeo registrando o estrago do acidente foi gravado pela mãe de Natália. Enquanto ela grava, ela agradece por todos estarem vivos e comenta a respeito do susto que a família passou.

“O perigo da panela de pressão. Só quem presenciou que viu o tanto que foi feio. Eu mesma fiquei ruim aqui”, disse ela.


Panela

G1

Segundo Natália, eles não chamaram o Corpo de Bombeiros na hora do acidente visto que depois da explosão não aconteceu nenhum vazamento de gás e nenhum princípio de incêndio.

“Graças a Deus foi só o prejuízo material, mas o susto foi muito grande, minha avó ficou desesperada. Agora vamos comprar outro fogão, trocar o forro todo e fazer os reparos na cozinha”, concluiu Natália.

Erro na cozinha

Ana Afonso

Na cozinha é onde as pessoas preparam toda a sua alimentação. E por ser um cômodo usado várias vezes todos os dias, diariamente as pessoas cometem diversos erros, ou ainda, acreditam em mitos e coisas estranhas sobre alimentos, o que comer e como preparar. Algumas dessas coisas que são passadas de geração para geração podem não estar certas e, na verdade, ser um grande erro.

Um hábito que muitos têm é guardar panela na geladeira. Até porque ,isso parece ser o mais inteligente a se fazer, já que a comida quando for ser esquentada de novo já estará na panela.

Mas esse é um erro que a maioria das pessoas cometem, já que guardar a comida na panela dentro da geladeira pode trazes vários malefícios. Além de uma panela ocupar muito espaço dentro da geladeira, elas têm vários resíduos que vêm da preparação do próprio alimento. Por conta disso, é que não é indicado guardar a panela dentro da geladeira.

De acordo com o especialista Roberto Figueiredo, que é conhecido como “Doutor Bactéria”, guardar as panelas com comida na geladeira pode trazer vários problemas. Um deles é que o alimento, que estiver na panela, pode corroer o revestimento com o passar do tempo, ainda mais se forem molhos ácidos, por exemplo.

Isso não prejudica apenas a estética da panela, mas é ruim também para a saúde de quem for comer aquela comida que armazenou restos químicos. Os alimentos também podem mudar de cheiro e sabor. Isso acontece porque existe uma infiltração de oxigênio e de vapor entre os produtos. E mesmo tampadas, as panelas não se mantêm totalmente vedadas.

Roberto alerta em especial para o risco à saúde que as panelas de alumínio oferecem. “É falta de higiene, panela foi feita para cozinhar, não para guardar alimento na geladeira”, disse.

A forma certa de se armazenar comida na geladeira é colocando-as em potes, de preferência de vidro ou de plástico. Isso desde que eles sejam livres de BPA, que é um composto químico orgânico que faz mal à saúde. Um detalhe que também é bom ser observado é que esses potes tenham fechamento hermético para conservar ao máximo a qualidade, sabor e cheiro dos alimentos.

Fonte: G1, UOL

Imagens: G1, YouTube, Ana Afonso

Como o lítio mudou a história da saúde mental

Matéria anterior

Motorista viraliza ao fazer corridas para fiéis de religiões de matriz africana

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos