Mundo Animal

Pastor basco: conheça um dos cães mais antigos do mundo

0

O Pastor Basco é um cachorro que possui um comportamento fiel, inteligente e sociável. Os animais dessa raça são fáceis de adestrar, a ponto de serem designados para o pastoreio e para a função de guarda de gado

Assim como indica seu nome, a raça é originária do País Basco, no nordeste da Espanha, onde é conhecido como Euskal Artzain Txakurra. A raça é considerada uma das mais antigas do mundo, com registros desde o fim da Idade Média

O pastor basco aparece em esqueletos caninos de 12 mil atrás e em pinturas e manuscritos dos séculos 16 e 18. No entanto, foi apenas em 1995 que a Sociedade Canina Espanhola reconheceu a raça. Apesar disso, a raça nunca foi reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Origem do pastor basco

Foto: Wikimedia Commons

De acordo com a médica-veterinária Beatriz Ferlin, existe uma lenda que conta sobre a origem da raça. “Ela que garante que Basajaun, um personagem da mitologia basca, criou o pastor basco para derrotar um lobo gigante”, informa. 

Enquanto isso, de acordo com a história, a origem do pastor basco remonta a milhares de anos atrás, sendo confirmada por meio de pinturas e registros da época medieval. Mesmo que quase tenha sido extinta, esta raça continua sendo valorizada para os trabalhos de pastoreio e como animal de companhia.

O motivo para a raça ser quase extinta foram os ataques de lobos aos gados, gerando grandes perdas aos donos. Os donos dos gados culparam os pastores bascos pelo desastre e o substituíram pela raça mastins.

Já o que influenciou em sua continuidade foram as competições de cães de pastoreio. O pastor basco despertava muita atenção por seus trabalhos realizados, isso levou o animal a ser chamado de Euskal Artzain Txakurra, dando-lhe um nome basco, uma forma de reconhecer que a raça pertence ao país e que a população tem orgulho dele.

Raridade da raça

Foto: Full Aventura

De acordo com o médico-veterinário Juarez Simões Nunes Junior, a raça é considerada rara, com menos de cem mil desses animais registrados em todo o mundo.

“É uma raça difícil de ser encontrada. Sua linhagem beirou a extinção devido a essa baixa população, mas agora, como estão sendo difundidos mundialmente, ela tende a crescer.”

O pastor basco é mais comum de ser encontrado em grandes áreas de fazenda, por causa da sua habilidade de pastoreio. Essa herança é responsável por tornar o cão enérgico e bem disposto, que gosta de brincadeiras ao ar livre.

“Nada impede de serem criados em apartamento, porém os tutores devem estar cientes que precisam gastar a energia desses cachorros de alguma forma durante o dia, por meio de passeios ou brincadeiras dentro de casa”, explica o especialista.

Além disso, é um cão altamente territorialista, que precisa de adestramento e socialização desde filhote. Com os tutores, é protetor, apegado e ama colo. 

Informações gerais do pastor basco:

Foto: Pinterest

Porte: Médio.

Média de peso: As fêmeas pesam de 17 a 30 kg, com 46 a 58 cm de altura, já os machos têm de 18 a 33 kg, e 47 a 63 cm.

Expectativa de vida: costumam viver de 12 a 15 anos.

Origem: Espanha.

Pelagem: a raça possui duas variações que diferenciam sua pelagem. No entanto, ambas possuem pelos curtos na frente, nas extremidades e na face.

Goirbeikoa: pelo longo moderado, com textura suave e lisa, e coloração avermelhada ou fulvo.

Iletsua: também tem o pelo longo moderado, mas possui uma textura áspera e de aspecto rústico. A coloração é loira amarelada, ou nas tonalidades fulvo e canela.

Clima: a raça se adapta bem às temperaturas frias e quentes.

Cuidados especiais: os cachorros dessa raça possuem muita energia para gastar e por isso precisam de áreas ao ar livre para se exercitar e brincar. 

Em relação à saúde, os especialistas informam não haver doenças de caráter genético, exceto a displasia coxofemoral, comum na maioria dos cães pastores, e problemas cardíacos e gástricos.

Fonte: Vida de Bicho, Meus Animais

Cinco curiosidades sobre o Lollapalooza no Brasil

Artigo anterior

Empresário e advogada casados há 15 anos assumem trisal com influencer

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido