Entretenimento

Pesquisadores descobrem tubarões vivendo em cratera de vulcão ativo

0

Já se imaginou morando dentro da cratera de um vulcão ativo? Não sabemos se esses são os planos de vida de certos tubarões, mas eles estão fazendo exatamente isso. O ecossistema em questão existe nos mares das Ilhas Salomão, e tem intrigado estudiosos.

Isso porque, na teoria, as águas próximas a uma atividade vulcânica deveriam ser inóspitas para a vida. Porém, essa regra não está se aplicando a esses peixes habitantes da Oceania, que sobrevivem mesmo em um ambiente quente e ácido.

Fonte: Reprodução / National Geographic

Vulcão ativo?

De início, o status ativo do vulcão Kavachi estava em cheque após o documentário “Sharkcano”, da National Geographic. Conforme mostra a obra, tubarões-martelo e tubarões-seda vivem em paz na cratera desse relevo, o que indicaria que ele não está em atividade.

Nesse sentido, o oceanógrafo Brennan Phillips expressa bem esse raciocínio em sua participação no filme de 2015. De acordo com ele: “a ideia de haver animais grandes como tubarões saindo e vivendo dentro da cratera do vulcão entra em conflito com o que sabemos sobre Kavachi, que é que ele entra em erupção”.

Portanto, na visão do investigador, a crescente população de tubarões prova que não há atividade vulcânica naquele ambiente. “Quando [o vulcão] está em erupção, não há como algo viver na região”, conclui ele em sua linha de visão.

Fonte: Reprodução / National Geographic

Aos poucos, essa corrente ia ganhando força, até que um satélite da Nasa botou lava na discussão. As imagens do Landsat-9 mostram que o Kavachi está sim ativo. Sendo assim, o próprio Brennan Phillips destacou os impactos dessa informação em sua concepção sobre vida marinha ao redor de vulcões.

“É isso que torna a descoberta desses animais dentro do vulcão tão desconcertante. Eles estão vivendo em um lugar onde podem ‘morrer a qualquer momento’, então como eles sobrevivem? É muito turvo, então a água está muito escura. Nenhuma dessas coisas é boa para os peixes”, disse o pesquisador retomando o assunto em 2022.

Online e roteando!

Sendo assim, a conclusão que se chega é que o vulcão Kavachi está sim em atividade, e que mesmo assim, os tubarões vivem naquelas águas. Segundo cientistas do ramo, as águas perto dos vulcões possuem um alto volume de nutrientes, o que permite a criação de um ecossistema.

Em entrevista para o New York Times, a especialista Kadie Bennis explicou que as formações vulcânicas podem coexistir perfeitamente com a vida marinha. Em um exemplo didático sobre o assunto, ela disse que os seres humanos constroem cidades ao redor de vulcões e nem por isso têm suas existências abaladas.

Fonte: Youtube / Reprodução

Nesse sentido, outro cientista destaca que essas fossas emissoras de lava não são apenas um item que não atrapalha as vidas dos tubarões. Na verdade, conforme ele explica, sem o vulcões, não haveria habitat para esses peixes tão grandes.

O pesquisador em questão é Michael Heithaus, o qual argumenta que os tubarões dependem de recifes e da terra para residirem. Dessa forma, os processos de vulcanismo agem diretamente na construção dessas duas “casas”.

Nas palavras do ecologista: “isso significaria que as espécies de tubarões que precisam desses habitats não poderiam viver nessas áreas sem a presença de um vulcão. Onde você tem muita comida, você tende a ter muitos tubarões, se não houver muita pesca para reduzir suas populações”.

A propósito, a relação de ajuda entre vulcões e vidas marinhas existe desde 1985, quando o pesquisador Robert Ballard mergulhou nas Fossas Marianas a bordo com o submarino Alvin.

Na época, acreditava-se que, após os mil metros de profundidade, não havia como existir vida nessa enorme cavidade no Oceano Pacífico. Dessa forma, o que ele descobriu foi que elas existem sim, e sobrevivem ao frio das profundezas graças a fontes de calor vulcânicas.

Fonte: Uol

Guta Stresser relembra briga com Pedro Cardoso

Artigo anterior

Seis filhotes de cachorro fogem para rodovia e são resgatados

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido