Entretenimento

Pessoas ficam feridas após levar chifradas de touro em festival na Espanha

0

O tradicional festival de San Fermín, que acontece todos os anos na cidade espanhola de Pamplona, deixou pelo menos três pessoas feridas na última quarta-feira (13/06). De acordo com a imprensa internacional, dois espanhóis e um americano foram chifrados por touros quando corriam pelas ruas de paralelepípedos da cidade

Diversos corredores, vestidos com trajes brancos e lenços vermelhos no pescoço, como aponta a tradição, caíram no chão enquanto os animais os atacavam pelas ruas estreitas da cidade, no norte da Espanha.

Um touro atacou, de surpresa, um dos corredores, como mostraram imagens de televisão. Um espanhol de 29 anos foi ferido no joelho, já outros dois homens acabaram levando chifradas dentro do percurso de 850 metros, afirmou em comunicado o governo da região de Navarra, onde Pamplona está localizada, em comunicado.

Foto: Juan Medina/ Reuters

A outra vítima é um americano de 25 anos do estado da Flórida. Ele sofreu feridas na perna. Um espanhol de 29 anos foi ferido na virilha. Mais três corredores tiveram que ser hospitalizados pela lesões resultantes de quedas durante o percurso. 

Os seis touros, e os seis bois mansos que os guiam, realizaram a viagem até a praça de touros em três minutos e doze segundos. 

Vale destacar que a primeira lesão por chifres na edição deste ano aconteceu no sábado, 9 de julho, quando um espanhol de 39 anos foi ferido nas nádegas.

As celebrações de San Fermín ficaram mundialmente conhecidas por causa do romance Fiesta, do americano Ernest Hemingway (O Sol Também se Levanta, 1926). O evento não ocorria desde 2019 em razão da pandemia da covid-19.

Anteriormente, dezesseis pessoas morreram nas corridas de touros desde 1910. A última morte aconteceu em 2009, quando um espanhol de 27 anos foi ferido por um touro no pescoço, coração e pulmões

Homem é morto por touro em frente da mulher e dos filhos em festival na Espanha

Foto: Reprodução/ Monet

Outra cidade da Espanha que também realiza festival desse tipo é a La Seca, no norte do país. Em maio deste ano, um homem de 50 anos morreu após ser chifrado por um touro durante a festa.

O jornal britânico Daily Mail publicou que a esposa e os dois filhos da vítima estavam no local e viram o ataque que resultou na morte de Oscar Rodriguez Calleja.

O vídeo do ataque mostra o touro chamado Rodillero indo em direção a Calleja logo após ser liberado do local onde estava sendo mantido. Ele acerta o homem na barriga e o ergue com um dos seus chifres. O touro ainda joga o homem no chão e fica em cima dele.

De acordo com a imprensa internacional, Oscar Rodriguez Calleja vivia como criador de cães na cidade vizinha de Nava del Rey. Ele foi levado ainda com vida ao hospital Medina del Campo, mas acabou morrendo enquanto era transportado, durante o atendimento prestado pelo médico e a enfermeira que trabalhavam no festival.

Ainda conforme os jornais europeus, os familiares de Calleja que acompanhavam o evento e testemunharam o ataque ficaram em choque. Alguns deles, inclusive, precisaram de atendimento médico.

Suspensão da Fiesta del Verdejo

Foto: Jacinto Novas

Realizada anualmente desde 2008, a Fiesta del Verdejo foi suspensa pelas autoridades de La Seca logo após a confirmação da morte de Calleja. 

Os responsáveis pelo festival divulgaram um comunicado afirmando: “Gostaríamos de expressar as nossas mais sinceras condolências aos amigos e familiares [de Calleja]”.

Além do filme já citado acima, a realidade dos eventos festivos envolvendo touros na Espanha já foi retratada no cinema pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar.  Em 1986, Almodóvar lançou ‘Matador’, que conta a história de um toureiro que entra em crise depois de ser forçado a se aposentar.

Fonte: R7, Monet

Inteligência artificial compreende conceitos da física clássica

Artigo anterior

Cavernas revelam como os últimos neandertais viveram

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido