Entretenimento

Tomatina na Espanha acontece pela 1ª vez depois da pandemia

0

Viajar o mundo é o sonho de várias pessoas. O mais incrível em viajar é, sem sombra de dúvidas, conhecer outras culturas, outros climas e outros tipos de povos e seus eventos característicos. O mundo está cheio desses eventos únicos, e com certeza, um que a maioria das pessoas já ouviu falar e viu fotos é a Tomatina da Espanha.

A Tomatina é um festival espanhol marcado pelo costume das pessoas jogarem tomares umas nas outras. Ele não é tão antigo, tendo seu início em 1945. A história começou quando algumas crianças estavam tentando chegar a um festival e acidentalmente trombaram em algumas pessoas e elas, em um acesso de raiva, começaram uma guerra com o vegetal.

Normalmente, o festival acontece na última quarta-feira de agosto, mas por conta da pandemia do COVID-19, a Tomatina esteve suspensa. Felizmente, para quem gosta e estava com saudade de atirar tomate nos outros, na quarta-feira dessa semana, milhares de pessoas jogaram tomates na rua umas às outras. A Tomatina finalmente aconteceu, depois de dois anos, pela primeira vez desde o começo da pandemia.

Tomatina

G1

Claro que receber uma “tomatada” no rosto ou no corpo não é uma coisa indolor ou sem riscos. Por conta disso, os participantes usam óculos de natação para proteger os olhos. No entanto, suas roupas, tipicamente camisetas e shorts, ficam cobertas de polpa.

Para o evento, caminhões levaram 130 toneladas de tomates que passaram do ponto para que os participantes usassem como munição nessa “guerra”. Com a realização do evento, a rua principal da cidade de Buñol fica encharcada de polpa vermelha.

De acordo com os organizadores, a Tomatina desse ano teve até 20 mil pessoas participando. Quem quisesse participar tinha que pagar um ingresso de 12 euros, cerca de 60 reais. Para que o festival fosse possível, as ruas da cidade ficaram fechadas e os foliões tinham direito a uma hora de batalha de tomate e depois um banho de mangueira no final.

Festival

G1

Na década de 1980, a mídia começou a dar atenção a esse festival e foi isso que tornou a Tomatina um evento internacional. Não é por acaso que pessoas do mundo inteiro vão para a Espanha apenas para participar e ter essa experiência.

Segundo as autoridades locais, nesse ano era esperado menos estrangeiros, principalmente por conta dos temores contínuos a respeito da COVID-19 nos países asiáticos.

Além de essa ter sido a primeira Tomatina desde antes da pandemia começar, em 2020, o festival desse ano teve uma importância ainda maior por ser o 75° aniversário do evento e 20 anos desde que o festival foi declarado pela Espanha como uma atração turística internacional.

Eventos curiosos

Goethe-zentrum

No mundo, existem mais de 3,8 mil culturas diferentes e cada uma tem suas próprias peculiaridades. Assim como a Espanha tem a Tomatina, outros lugares do mundo também tem os seus eventos que podem parecer curiosos e estranhos para quem não é da região. Mas isso não quer dizer que eles não seja super interessantes.

Temos como exemplo a fogueira de páscoa na Alemanha. Na noite anterior à Páscoa, as pessoas na Alemanha acendem enormes fogueiras em várias partes do país. Esse costume é bastante antigo e, com eles, os alemães dão boas-vindas à primavera. Fazendo isso, afastam os maus espíritos do inverno. Em determinadas partes, principalmente na Vestfália, uma grande roda de madeira é incendiada e rolada encosta abaixo para garantir uma ótima colheita.

Outro costume bastante peculiar é assar dinheiro com a comida. É justamente isso que eles fazem na Bolívia. Por lá, as pessoas marcam o fim do ano e dão boas-vindas ao ano novo assando doces com recheios especiais. Eles colocam moedas por dentro. Acredita-se que, quem encontrar a moeda, terá sorte no ano vindouro.

Um outro exemplo de evento curioso é o aniversário de um ano de alguém na Coreia do Sul. Para eles, essa data não é somente uma celebração. É nesse momento que o bebê decidirá o seu destino. Trata-se do ritual chamado “doljabi”. Vários objetos são colocados diante da criança, como livros, dinheiro e pincéis de pintura. A escolha poderá definir o futuro do pequeno. Por exemplo, se o bebê escolher o dinheiro, será rico; se escolher um livro, será inteligente.

Fonte: G1

Imagens: G1, Goethe-zentrum

Desafios da internet podem levar à morte. Como tratar o assunto?

Artigo anterior

Escritora recomenda que mulheres ocupadas façam sexo de dez minutos com agenda marcada

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido