Mundo Afora

Piloto escreve mensagem curiosa no céu

0

Um piloto decidiu se manifestar contra a guerra entre Rússia e Ucrânia e criou uma mensagem de paz ao trilhar um trajeto específico. A ação foi capturada pelas plataformas de rastreamento online de voos. 

O episódio ocorreu na tarde do último sábado (14/05), quando o avião Tecnam P2008 JC havia decolado do Aeroporto Poznan Lawica, no centro-oeste da Polônia.

O piloto esperou a aeronave alcançar uma altitude entre 914 a 1.220 metros e fez uma curva no oeste. Nesse momento, ele começou a escrever a “Make Beer Not War” (“Faça Cerveja, Não Guerra”, em tradução livre), sendo essa uma nova versão da expressão: “faça amor, não guerra”. A mensagem foi finalizada com o desenho de um coração, para deixar a sua performance ainda mais impactante. 

De acordo com o jornal britânico The Independent, o avião voou cerca de 64 km para escrever a mensagem, completando o voo em 4 horas antes de pousar em Poznan. 

A Smart Aviation, escola de voo em Poznan e proprietária do Tecnam P2008 JC, disse que a aeronave conta com velocidade máxima de cruzeiro de 215 km/h e um alcance de 1.065 km. 

Em aviões menores como esse, os pilotos conseguem realizar várias operações que lhe permitem cruzar o país, voar em círculos e ganhar proficiência em determinado tipo de voo. Por isso, o P2008 JC é uma aeronave adequada para uma performance de escrever mensagens no céu. 

Conforme o site FlighRadar, essas iniciativas exigem certo planejamento por parte dos pilotos. Eles costumam programar sua rota com antecedência utilizando ferramentas digitais de planejamento de voo, com isso, conseguem rastrear a rota e estabelecer pontos de passagem para sua jornada. Dependendo da aeronave, o plano será inserido no sistema de voo e realizado com o piloto automático ou manual. 

Outros casos 

Foto: Reprodução

Vale destacar que essa não é a primeira vez, e dificilmente será a última, em que um piloto de avião aproveita o voo para apresentar uma mensagem de amor ou posicionamento em relação a algum problema.

Em fevereiro, um avião de turismo da companhia Air Moldava escreveu “Relax” (“Relaxe”) durante o trajeto de voo perto da fronteira da Ucrânia, como uma mensagem de apoio aos habitantes do país que está em guerra com a Rússia.

Além disso, dois anos antes, durante o início da pandemia da covid-19, aviões de pequeno porte foram utilizados para registrar a mensagem “Fique em casa”. Eles também fizeram um desenho em agradecimento aos profissionais de saúde por sua dedicação durante o período com maior número de casos de internação ao redor do mundo. 

A350 da Lufthansa “sem pintura” e com mensagem especial é flagrado na Alemanha

Foto: TimAviation350 via X-plane

Outra mensagem foi transmitida através de um avião nos últimos dias. Com o objetivo de conscientizar e tornar as suas operações mais sustentáveis, a Lufthansa decidiu “pintar” um A350 com poucos detalhes para mostrar o compromisso da empresa com a pegada ecológica nas suas operações.

Anunciado no começo de março durante uma coletiva de imprensa do Grupo Lufthansa, o “Clean Tech Flyer” foi flagrado no começo de maio no aeroporto internacional de Munique, na Alemanha.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por RampAgent (@v1aviationgg)

Mesmo não tendo uma pintura criativa, a fuselagem branca do A350 traz a mensagem “Clean Tech Flyer” e “Inovamos para uma aviação mais limpa”. Vale lembrar que quanto menos tinta se usa em um avião, mais leve ele fica. Com isso, há um impacto significativo no consumo de combustível com menos emissões de CO2 na atmosfera.

A empresa, que costuma ser conservadora em relação às suas pinturas, não informou se esse será o único avião que terá a pintura discreta e especial.

Fonte: Uol, Aeroflap

Casal em situação de rua cuida de 17 cachorros e diz “é minha família”

Matéria anterior

Carro mais caro do mundo? Essa Mercedes teria custado R$ 723 milhões

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos