• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Pinturas sem sentido vendidas por valores absurdos

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      05/09/14 às 23h37

É verdade que muitas vezes quem define o valor de uma obra de arte é o artista e não o que ele produz, mas em certos casos isso chega a ser tão irracional que causa uma sensação cômica.

Depois da quebra de "dogmas" da arte, como a representação (ultra)realista do mundo, grandes gênios recriaram a pintura, em especial com a chegada da fotografia, que tomou da pintura o papel de espelho do mundo. Esse movimento histórico permitiu que as pinturas se libertassem e chegassem à condições de interpretação impossíveis, o que divide a opinião de críticos e leigos sobre o tema.

Os próximos quadros são abstratos em diferentes níveis e, à parte de sua "genialidade", os valores pelos quais foram vendidos impressionam muito mais que suas fotos. A pintura no topo da matéria, por exemplo, intitulada "Blue Fool", foi vendida por 5 milhões de dólares. É, eu sei.

Difícil ver as pinturas a seguir e não pensar em se tornar pintor, também. O problema é que pra ter pinturas avaliadas nesse preço, provavelmente você tem que ser parente de algum dono de galeria de arte ou algo do tipo - ou fazer o famoso teste do sofá em algum deles. E muito bem feito!

Cowboy, por Ellsworth Kelly

top10_pinturas_absurdas_milhoes_09

 

Essa abstrata pintura de um cowboy (?) rendeu ao pintor apenas 1,7 milhões de dólares. Com essa quantia, o cowboy poderia virar latifundiário tranquilamente.

Sem título, por Ct Twombly

 

top10_pinturas_absurdas_milhoes_08

 

Teste de caligrafia? Caneta falhando? Ralo do banheiro depois que você deu banho no seu cachorro azul? Seja lá o que for isso, alguém pagou 2.3 milhões para pendurá-lo na sala.

White Fire I, Barnett Newman

top10_pinturas_absurdas_milhoes_07

Essa tela minimalista chega a ser minimamente interessante, mas será que vale os 3.8 milhões pelos quais foi leiloada?

Peinture (Le Chien), Joan Miró

top10_pinturas_absurdas_milhoes_06

É, nem ele escapou dessa lista! O clássico pintor minimalista é um dos maiores exemplos de que pra ter uma obra cara não é preciso rebuscar nada. Essa aqui vale 2.2 milhões, mas, diferente das outras, pelo menos tem uma certa magia.

Sem Título, Blinky Palermo

top10_pinturas_absurdas_milhoes_05

 

Azul #1, azul #2. 1.7 milhões. Aprendeu a receita?

Sem Título, Mark Rothko

top10_pinturas_absurdas_milhoes_04

Por alguma razão essa cor de tijolo me dá fome, mas a vontade até passa quando a gente pensa em quanta gente seria possível alimentar com os 28 milhões pelos quais a obra foi comprada. Não, eu não errei a vírgula, é 28 mesmo!

Green White, Ellsworth Kelly

 

top10_pinturas_absurdas_milhoes_03

 

Outra do autor de Cowboy, essa é a avaliada em 1.6 milhões, apenas - afinal, nem tem ângulos, então custa menos.

Blood Red Mirror, Gerard Ricther

top10_pinturas_absurdas_milhoes_02

 

Se ficou difícil de entender a receita da pintura azul, vamos facilitar: vermelho sangue. Vale um pouco menos, 1.1 milhões.

Concetto spaziale, Lucio Fontana

top10_pinturas_absurdas_milhoes_01

 

O nome bonito e a cara de "Wolverine passou por aqui" são legais, mas você preferiria essa tela ou 1.5 milhões de dólares?

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+