Mundo Animal

Pitbull tem fama de mau, mas é um cachorro de jeito dócil e carinhoso

0

Que o cachorro é o melhor amigo do homem ninguém tem dúvida. Contudo, algumas raças são mais mal vistas, como por exemplo, o pitbull. Essa raça, também conhecida como american pit bull terrier, tem uma fama ruim que, na realidade, não é condizente com a personalidade do cachorro. Ele pode ser dócil, sociável, alegre e carinhoso com seus donos, desde que seja adestrado desde filhote.

Além do mais, por ter uma ótima relação com crianças, o pitbull, da mesma forma que o boxer, pode ser chamado de “cão babá”.

“O animal foi criado para brigas de cachorro, então foram unidas duas raças que na sua natureza são um pouco mais ressabiadas, inseguras ou desconfortáveis com a presença de outros bichos. Por isso, se não socializado corretamente desde filhote, pode vir a ter problemas sérios com outros cães”, explicou Luiza Cervenka, bióloga, com doutorado em veterinária e terapeuta comportamental de cães e gatos.

Pitbull

Dra Mei

Contudo, atualmente, conforme ressalta a bióloga, alterações genéticas estão sendo feitas para corrigir os problemas de saúde e agressividade da raça. Além disso, a médica-veterinária Jade Petronilho desmistifica o conceito de que o pitbull foi um cachorro criado em laboratório.

“Os criadores da raça, desde o início, tendem a promover uma seleção genética de suas matrizes e padreadores de modo que os filhotes nasçam com determinadas características físicas e de temperamento”, pontuou ela.

Dessa forma, o pitbull nasceu no século XIX, no Reino Unido, a partir do cruzamento de buldogues com o antigo terrier inglês. O objetivo desse cruzamento era criar um cachorro que fosse forte, ágil e resistente.

Quando a raça chegou aos Estados Unidos ela sofreu algumas alterações. Isso deu origem ao pitbull que se conhece atualmente. Um fato curioso é que, mesmo com tanto tempo de existência, tanto o American-Kennel Club (AKC), quanto a Confederação Brasileira de Cinofilianão (CBKC) não reconhecem o pitbull como uma raça.

Características

Pesquisei comprei

O pitbull também é conhecido por outras características, como por exemplo, sua inteligência, lealdade, instinto protetor e por ter muita energia para gastar. O ponto importante para que esse cachorro se torne sociável é o adestramento desde filhote. Além disso, tal condicionamento também fará com que ele não destrua a casa do seu dono.

O dono também precisa se lembrar de brincar com o seu cachorro e fazer passeios durante o dia com ele.

Claro que existem alguns pontos importantes para que o dono fique de olho. Um deles é o potencial bucal do pitbull, que pode machucar qualquer animal ou pessoa, tanto que a bióloga faz um alerta.

“É algo muito sério. Por isso muitos locais não aceitam a raça, como hotéis e creches, porque qualquer situação que resulte em uma leve mordida pode causar um estrago muito grande”, explicou Luiza.

Informações

Chácara pet

O pitbull pode ser pintado como mau, mas pudemos ver que essa não é a realidade. Para aquelas pessoas que querem ter um cachorro dessa raça é importante saber alguns pontos essenciais sobre ela.

A relação homem-cachorro já dura séculos, e, por isso, o animal é considerado o melhor amigo do homem. Além de fazerem companhia para seus donos, os cachorros são capazes de salvar vidas.

No entanto, é bastante difícil encontrar a raça ideal na hora de adotar um pet. Diversas coisas interferem na escolha, como o local onde moramos, o tempo que passamos em casa e até gostos pessoais. Portanto, é sempre bom levar em consideração todos esses fatores na hora de escolher um pet.

Se a sua vontade for ter um pitbull, existem algumas coisas que você precisa saber sobre essa raça. O porte dos cães dessa raça é médio, mas eles têm um corpo mais robusto e forte. Por conta disso, o pitbull adulto pode pesar entre 25 e 35 quilos. Os pelos dos cães dessa raça são curtos. Por isso, eles precisam de escovação uma vez por semana e banhos quando for necessário. Por fim, um pitbull pode viver entre 13 e 15 anos.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Imagens: Dra Mei, Pesquisei comprei, Chácara pet

Veja 4 curiosidades sobre Kanye West

Artigo anterior

Refeições bizarras que eram normais na Era Medieval

Próximo artigo