Saúde

“Por favor, não faça isso”: médicos alertam sobre prática de limpeza de alimentos que tem viralizado no TikTok

0

Especialistas estão preocupados com uma nova mania de limpeza de alimentos que tem viralizado.

Embora o TikTok seja uma ótima fonte de entretenimento e, em alguns casos, de informação, certas tendências sem fundamento podem se espalhar rapidamente e até representar riscos à saúde, como neste exemplo relacionado à forma que as pessoas estão lavando suas frutas e verduras – uma tarefa cotidiana que exige atenção.

Talvez você imagine que a ideia tenha vindo de um adolescente ou de alguém mais jovem, mas, na verdade, foi uma mãe (possivelmente dona de casa) quem compartilhou um truque para economizar tempo ao lavar alimentos.

Isso acabou influenciando muitas outras donas de casa, e o vídeo se tornou viral. No entanto, uma médica fez um alerta sobre os perigos envolvidos.

A limpeza de alimentos exige atenção

Via Freepik

Em junho deste ano, um perfil no TikTok de Lara, uma mãe americana, compartilhou um truque para lavar alimentos de forma rápida e prática: ela coloca frutas e vegetais na máquina de lavar louça. É possível que você não consiga mais acessar o perfil dela.

O método envolve adicionar vinagre antes de iniciar o ciclo. Ela conta que, depois disso, os alimentos ficarão mais limpos. Afinal, eles são tocados o tempo todo por outras pessoas. No vídeo, ela explica que sempre existe alguém manipulando os alimentos, especialmente orgânicos.

Embora à primeira vista isso possa parecer uma forma rápida e eficaz de economizar tempo e esforço, como você já deve imaginar, não é nada recomendado. Uma médica já se pronunciou sobre os riscos dessa prática.

Método é arriscado

A Dra. Kimberly Baker é diretora da equipe de sistemas alimentares e programas de segurança da Universidade Clemson. Em entrevista, ela falou sobre os alertas que os internautas precisam ter sobre esse método.

“Meu Deus, não faça isso. Por favor, não faça isso”, enfatizou ela. Embora a limpeza dos alimentos seja essencial, utilizar uma máquina de lavar louça pode trazer resultados negativos.

Matthew Taylor, especialista em segurança alimentar da NSF, confirma suas preocupações.

A máquina de lavar louça pode reter resíduos de produtos como detergentes entre as utilizações. Mesmo que não sejam adicionados novos produtos, esses resíduos podem estar presentes em quantidades variadas durante a lavagem.

Além disso, restos de alimentos decompostos e outros resíduos podem ficar acumulados no eletrodoméstico.

Assim, mesmo que se limpe o filtro, higienizando a unidade e removendo o interior do tanque, ainda restará água contaminada. E sendo sinceros, quem tem todo esse cuidado com os equipamentos? Por isso, a Dra. Baker traz um alerta importante para a prática.

Quanto ao vinagre adicionado pela mãe, ela esclarece que não resolve o problema. Ela explica que o vinagre não é um desinfetante de alta qualidade nem um limpador eficiente. Isso pode ser suficiente para desmistificar a prática.

Como lavar os alimentos corretamente?

Via Freepik

Agora que sabemos que essa técnica de limpeza de alimentos com o lava-louças não é recomendado, existe um processo correto para lavar seus orgânicos.

Primeiro, sempre comece lavando bem as mãos com água e sabão antes de manusear alimentos. Em seguida, comece com os itens em água corrente fria. Isso ajuda a remover sujeiras e resíduos superficiais. Não é necessário usar sabão ou detergente para alimentos.

Para frutas e legumes com casca dura, como batatas e cenouras, use uma escova ou esponja limpa para esfregar a superfície.

Em seguida, com todos os alimentos inicialmente lavados, você pode optar por uma limpeza de alimentos mais profunda, especialmente em itens de consumo natural e frutas. Selecione e mergulhe em um recipiente com uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água.

Deixe por alguns minutos e lave em água corrente novamente. Isso ajuda a remover pesticidas e microrganismos.

Lembre-se de tirar todos os vestígios do produto de limpeza antes de consumir. É preferível deixar escorrendo por alguns minutos.

Em seguida, use um pano limpo ou toalhas de papel para secar os alimentos, especialmente se você vai consumi-los crus ou guardar na geladeira.

Por fim, armazene frutas e legumes em locais apropriados. Alguns precisam de refrigeração, então podem ir na geladeira, sempre em recipientes selados, com tampa, preferencialmente. Enquanto isso, escolha um local fresco e seco para os que não precisam.

 

Fonte: IGN

Imagens: Freepik, Freepik

DNA derruba teoria que tentava desvendar mistério na Ilha de Páscoa

Artigo anterior

Descoberto fóssil de escorpião gigante na Austrália que ultrapassava o tamanho de uma pessoa

Próximo artigo