Curiosidades

Por que há mais mulheres do que homens na Rússia?

0

O mundo aparentemente é bem dividido, né? Ao andar na rua, cruzamos com diversas pessoas, tanto homens, quanto mulheres, e nunca saímos contando quantos de cada nos deparamos. Existem lugares onde a quantidade homens é maior, como em um estádio de futebol, por exemplo. Em contrapartida, há lugares onde a quantidade de mulheres é muito maior. No entanto, por mais que acreditemos que isso está muito bem dividido ou com uma diferença quase irreparável, existem países que nos provam que não. Na Rússia, por exemplo, há muito mais mulheres do que homens e muitas pessoas ficam intrigadas com isso.

Segundo o relatório “Homens e Mulheres da Rússia”, publicado pelo Serviço Federal de Estatística da Rússia (Rosstat) em 2018, o país abriga 146.9 milhões de pessoas. Desse número total, 68.1 milhões (46%) são homens e 78.8 milhões (54%) são mulheres. Segundo os estudiosos, essa desproporção existe há mais de um século. De acordo com o censo de 1897, havia na Rússia 32.1 (49%) de homens e 33.8 milhões (51%) de mulheres. Desde então, essa diferença foi só aumentando.

Entre os anos 1959 e 1971, havia 45% de  homens no país, enquanto o número de mulheres já havia aumentado para 55%. Muitos estudiosos pararam para estudar sobre isso e os motivos que levaram a essa enorme diferença, que até hoje existe por lá.

Por que há mais mulheres do que homens na Rússia?

Em grande parte, essa diferença enorme hoje se deve aos mais de 25 milhões de soldados mortos na Segunda Guerra Mundial. A distribuição e homens e mulheres no país ainda muda de acordo com a idade. Entre os menores de 29 anos, há mais homens do que mulheres. No entanto, entre as pessoas com mais de 70 anos, há 2.377 mulheres para cada 1.000 homens. Essa diferente é ainda mais notável em certos lugares, como em Velíki Nôvgorod. Por lá, as mulheres têm, em média, 44 anos, e elas constituem 49,7% da população economicamente ativa da cidade.

Cerca de 75% dos trabalhadores locais são mulheres e entre os funcionários da autarquias municipais, elas representam 85%. Essa é, realmente, uma terra de mulheres. Aparentemente, a tendência que prevalece no país é que haja mais mulheres mais velhas do que homens mais velhos. Em algumas regiões com condições de vida mais difíceis, os homens predominam, mas somente em áreas rurais. Segundo os relatórios, as mulheres ocupam 72% dos cargos públicos na Rússia.

Existe somente um cargo onde os homens ocupam maior espaço do que as mulheres: cargos mais altos da administração pública. Nesses, há 60% de homens e 40% de mulheres. Economicamente, entre os russos ativos, de 15 a 72 anos, ambos os sexos são representados quase igualmente. São 37 milhões de homens e 35 milhões de mulheres. Educação, saúde e vendas são áreas onde as mulheres têm maior atuação.

E aí, o que você achou sobre esses dados na Rússia? Sabia sobre essa desigualdade no número de homens e mulheres? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite o momento para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site e viaje por um universo de curiosidades.

A batalha judicial entre Britney Spears e o pai

Matéria anterior

Economia do Reino Unido tem a maior queda dos últimos 300 anos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.