Por que hibernam os animais e as plantas? A ciência concluiu que se trata, afinal, de um ato de pura bondade

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesdezembro 13, 2024

Quando as condições do ambiente mudam, os humanos, animais e plantas não ficam sem fazer nada. Todos eles se adaptam à essas novas condições ou então procuram um novo lugar onde consigam sobreviver sem problemas. Contudo, algumas espécies do reino animal e vegetal tem mais uma outra opção. Isso porque existem animais e plantas que hibernam.

Nesse caso, eles entram em um estado de dormência durante uma estação inteira ou durante vários anos até que as condições melhorem. Alguns exemplos disso são os animais que hibernam no frio como o urso-pardo, o esquilo-terrestre, o morcego ou a marmota alpina. Ou dos animais que fazer estivação no verão ou quando está em uma época de seca, como no caso do crocodilo-de-água-doce, o caracol, os ouriços ou a tartaruga-do-deserto.

Além deles, algumas sementes também podem hibernar quando está muito frio ou muito quente até que venham condições mais amenas para que elas possam germinar. Um exemplo disso são as sementes no solo do deserto de Atacama, no Chile. Elas florescem somente entre cinco ou sete anos, época que um nevoeiro chamado camanchaca, atravessa a região.

Animais e plantas que hibernam

Meteored

De acordo com um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos,  os animais e plantas que hibernam não fazem isso somente como uma estratégia de auto-preservação. Eles fazem isso com propósitos bem mais importantes e ajudam no equilíbrio e na competição entre as espécies.

Isso porque quando um ambiente tem condições extremas, isso faz com que a luta pela sobrevivência fique mais intensa. Então, algumas espécies escolhem se retirar, dando mais oportunidades para os outros continuarem a viver sem ter que disputar pelos recursos.

Esse estudo focou em um tipo particular de hibernação nos animais que é chamada de diapausa. Nela, as espécies não comem e também não fazem muitos movimentos. Além disso, quando eles estão fazendo essa dormência, o organismo diminui a atividade metabólica e consegue resistir às mudanças das condições ambientais.

Teoricamente, isso faz com que os animais evitem os ambientes adversos. Contudo, os cientistas não conseguiram estabelecer uma relação entre a dormência e a sobrevivência em determinadas espécies.

Para tentar descobrir, o estudo fez essa relação com experiências com microrganismos presentes no solo. Por mais que as conclusões obtidas tenham modelos computacionais para se basear, testar ela na vida real é difícil. Mesmo assim, as respostas para o motivo pelo qual animais e plantas hibernam são promissoras.

Na visão dos pesquisadores, os resultados trazem uma pergunta bem relevante para os tempos atuais: as espécies estão mais bem preparadas para resistir às mudanças do clima? Esse é um ponto que não pode ser ignorado e irá ser o foco do próximo estudo.

Fonte: Meteored

Imagens: Meteored

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...