Por que o estômago faz barulho de "ronco" quando estamos com fome?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      07/10/15 às 19h37

A fome é uma situação que deixa as pessoas em vários tipos diferentes de estado: nervosas, ansiosas, fracas, desanimadas e por aí vai. Quando não se come nada por um longo período de tempo, por exemplo, é comum nos depararmos com aquela clássica situação de nossas barrigas começarem a "roncar".

A fome é uma sensação que descontrola a gente. Antes do almoço, então, ficamos ansiosos para a hora da refeição. E por falar em fome e almoço, aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você uma matéria sobre como é o almoço em outras partes do mundo (Clique aqui e confira).

Mas o que acontece com o nosso corpo quando o estômago faz um barulho de "ronco" quando as pessoas estão com fome? O que a ciência diz sobre esse fenômeno?

estomago-roncando

Quando nós estamos por muito tempo sem comer alguma coisa e o organismo percebe que necessita de comida, um sinal é enviado ao estômago e ele começa uma produção maior de ácido e uma enzima digestiva, a pepsina, responsável pelo estímulo das contrações musculares denominadas de peristaltismo.

De acordo com o gastroenterologista da Faculdade de Medicina da Unicamp (São Paulo), Antônio Frederico Magalhães, " a mistura de ar e líquido existente dentro do estômago provoca o barulho por causa de uma movimentação que ocorre em pequenos intervalos de tempo."

O gastroenterologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Joaquim de Prado de Moraes, é  "Nessa hora, o corpo já se prepara para receber a comida: a boca produz saliva, as paredes do estômago se movimentam e passam a fabricar o suco gástrico. Se o alimento demora a chegar, o ar que entra precisa se acomodar às secreções da digestão, provocando os roncos da barriga. Pode ser desagradável, mas é uma reação natural".

ronco

E esse barulho não acontece só quando você está de barriga vazia. Ela também pode aparecer quando estamos nos alimentando. Décio Chinzon, gastroenterologista também do Hospital das Clínicas, afirma que "Quando nos alimentamos, ingerimos ar com a bebida e a comida. Ao passar pelo tubo digestivo, o ar se junta aos líquidos e causa o ronco"

A medicina afirma que não tem como definir quais pessoas produzem esse som. Esse tipo de barulho é um conjunto de contrações fisiológicas naturais e não são sinais de doença.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+